Visa investe em educação financeira infanto-juvenil e no consumo consciente

Programa Finanças Práticas patrocina peça teatral que ensina a economizar e evitar desperdícios para alunos de escolas públicas de São Paulo

17 de outubro de 2018

Com o objetivo de transmitir noções básicas de consumo consciente, o programa de educação financeira da Visa, o Finanças Práticas, apresenta e patrocina o espetáculo teatral “Um Presente para Ramiro”. A peça ensina de uma forma lúdica a planejar e guardar dinheiro para atingir um objetivo.

Em temporada gratuita com circulação pelos CEUs e Fábricas de Cultura de São Paulo, o espetáculo voltado para crianças de 12 a 14 anos já tem 40 apresentações programadas até março do próximo ano. A peça também será apresentada em algumas das ONGs apoiadas pelo programa Visa Causas.

“Investimos no patrocínio da peça teatral por compartilhar da opinião de que, com uma melhor organização e planejamento de suas finanças, todos podem alcançar seus sonhos de uma maneira responsável”, afirma Sabrina Sciama, diretora de comunicação da Visa. “As crianças têm um forte poder de influência dentro de sua casa e podem levar toda a família a adotar fundamentos aprendidos, como fazer um orçamento e poupar. Na Visa, acreditamos que consumidores mais conscientes tomam melhores decisões financeiras, que impactam a vida de toda a sua comunidade”.

A trama narra as descobertas de Ramiro em seu aniversário de 12 anos. Na véspera desse dia, seu avô Miguel, que diz ter poderes especiais, entra nos sonhos do neto para descobrir quais são os desejos dele. Depois de perceber que o garoto não aceita ficar sem presentes caros, o avô decide ensiná-lo sobre o valor das coisas. Com a ajuda da prima Valentina e de Fortuna, um cofre em forma de um porquinho falante, o avô propõe uma viagem ao passado para apresentar a Ramiro os sonhos e a história de seus pais. A proposta é mostrar o conflito entre o querer e o não poder – presente na realidade de muitas famílias brasileiras – e as possíveis saídas éticas para essa questão. A encenação evidencia a importância do valor real das coisas e não a importância de ter o que é caro, o que está na moda, o que dá status. Trata, ainda, de importantes valores familiares.

O programa Finanças Práticas
Criado em 2005, o programa Finanças Práticas (www.financaspraticas.com.br) busca orientar consumidores sobre temas relacionados aos cuidados com suas finanças pessoais, tais como: elaboração de um orçamento, poupança, investimentos e gastos. Oferece conselhos práticos e dicas sobre decisões que devem ser tomadas nas diferentes etapas da vida, como ingresso na faculdade, a compra de uma casa ou carro, o casamento ou a chegada de um filho. Além de conteúdo, o site também traz uma série de ferramentas que ajudam na prática, como calculadoras, planilhas de orçamento, jogos interativos e cartilhas.

Em 2017, a Visa ainda lançou um dos primeiros chatbots de educação financeira no Messenger do Facebook. Por meio da inteligência artificial, as pessoas têm suas perguntas do dia a dia respondidas instantaneamente e ainda são direcionadas para o conteúdo publicado semanalmente no site do programa.

Na América Latina, o programa tem se associado a instituições financeiras, organizações não governamentais, órgãos de proteção e defesa do consumidor, universidades e meios de comunicação, reunindo esforços para promover amplamente a educação financeira. Atualmente, mais de 45 parceiros apoiam o programa no Brasil, México, Colômbia e em todo o restante da região. A distribuição de boletins informativos aos parceiros e o uso de plataformas de mídias sociais, como Facebook e Twitter, são também importantes recursos para proporcionar informações aos consumidores e funcionários sobre a gestão de suas finanças pessoais.