Educação Financeira para todos

11 de outubro de 2018

Em algumas comunidades ocidentais, os treze anos de um garoto são comemorados como um marco de passagem para a vida adulta. O Finanças Práticas, programa de educação financeira da Visa, está fazendo treze anos no Brasil e, posso afirmar, atingiu um excelente grau de maturidade.

Acompanho o Finanças Práticas desde o seu nascimento, em 2005. E ele teve uma infância um pouco contestada pelas pessoas ao seu redor. Sempre que eu o apresentava com orgulho para potenciais parceiros ou formadores de opinião, escutava frases do tipo “Não entendo a importância de educação financeira”, “Eu não entendo nada de finanças”, “Vai cuidar do meio ambiente”. E desde cedo tive que combater e desmitificar todos esses temas.

Educação financeira é fundamental para fomentar uma economia eficiente. Consumidores mais conscientes tomam melhores decisões financeiras, que impactam a vida de toda a sua comunidade. Infelizmente, somente após a crise do subprime americano, em 2008, esse argumento ficou mais evidente. Quando as pessoas param de pagar suas contas, o efeito dominó em consumidores, empresas e governo pode ser devastador.

Admito que “educação financeira” pode soar como um palavrão para muita gente, principalmente aqueles que têm uma natural aversão à matemática. Mas ela é muito mais do que isso. Pode ser o atalho para a realização de um sonho. O que você quer é comprar uma casa? Planeje quanto você ganha, quanto você gasta, entenda as possibilidades de fundos, empréstimos, créditos mais adequados ao seu perfil e vá em frente.

Precisamos ter propósitos e acreditar em causas que valham a pena. Educação financeira é uma das que a Visa escolheu, por entender que está relacionada ao seu negócio. Criamos o portal www.financaspraticas.com.br e investimos semanalmente em um conteúdo imparcial e relevante para o dia a dia do brasileiro, quebrando barreiras culturais e levando o tema para a mesa do jantar. É assim que atingimos milhares de pessoas e as incentivamos a arregaçar as mangas e ir em busca de uma vida melhor.

Além do conteúdo para adultos, também criamos um formato para repassar, de maneira lúdica, conceitos como orçamento, planejamento financeiro, investimento e consumo consciente para crianças entre dez e catorze anos, de escolas públicas de São Paulo. Produzimos uma peça de teatro que usava muito humor, música e dança. O sucesso foi tamanho que partimos para Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Com a constante vontade de impactar ainda mais pessoas, fizemos uma segunda peça, desta vez focada em empreendedores. O humor continuou presente para ensinar aos adultos a importância de planejar o futuro para alcançar seus sonhos. O reconhecimento de todas essas ações veio do selo ENEF do Banco Central, que reconhece a qualidade e a imparcialidade do conteúdo do Finanças Práticas, que deixava de vez de ser um patinho feio.

Como acontece com todo adolescente, tecnologia e inovação precisavam estar presentes em sua vida. Foi quando lançamos um dos primeiros chatbots de educação financeira, no Messenger do Facebook. Nele, a inteligência artificial ajuda a responder perguntas do dia a dia e traz mais praticidade e interação com o conteúdo do programa.

Agora, em sua caminhada para a vida adulta, o Finanças Práticas chega com mais uma novidade: o patrocínio da peça “Um Presente para Ramiro”, um emocionante espetáculo teatral para crianças. Mais uma vez, ela ensina aos pequenos como planejar o orçamento junto com seus pais e guardar dinheiro aos poucos para realizar um sonho. No roteiro, provocamos as crianças, no bom sentido, a mostrar como seu papel em casa é importante e pode ajudar a evitar desperdícios com o consumo de luz, gás, etc. Afinal, as crianças de hoje já nascem conectadas e entendem facilmente sua responsabilidade. A peça entra em cartaz dia 12 de outubro, com pelo menos 40 apresentações até fevereiro do ano que vem. A peça também será apresentada em algumas das ONGs apoiadas pelo programa Visa Causas.

Tenho muito orgulho em ter conduzido, junto com uma equipe impecável, o crescimento de um programa tão pioneiro e impactante no Brasil. Olhando para a frente, vejo uma sociedade cada vez mais aberta e interessada neste tema, porque os sonhos – sejam eles, pequenos ou grandes - estão aí para serem realizados. A educação financeira é uma das ferramentas que pode ajudar as pessoas a chegarem lá!

Compartilhar


Contatos para imprensa:
Fernanda Francisco (11) 2102-0077

Compartilhar