Passadas as festas de fim de ano, as lojas iniciam uma série de ações para incrementar suas vendas ou aliviar seus estoques. Algumas delas se tornam irresistíveis a uma significativa parcela de consumidores, tais como as liquidações e promoções, termos utilizados como sinônimos, mas que são diferentes na prática. Confira a definição:
- Liquidação: é realizada com o objetivo de reduzir os estoques, geralmente por conta de mudança de coleção. É feita com todos os produtos da loja. Por exemplo: liquidação de verão, liquidação de inverno.
- Promoção: acontece em qualquer época do ano e não engloba todo o estoque da loja. Pode ser destinada ao lançamento de determinado produto, a um novo departamento, ou vinculada a sorteios ou distribuição de cupons concorrendo a prêmios, quando o cliente atinge determinado valor em compras, por exemplo.
Vale esclarecer: embora a diferença exista, nem sempre as lojas observam essa distinção. Na hora de fazer compras, existem alguns cuidados a tomar que protegem seu orçamento:
- observe atentamente os produtos oferecidos e os preços. Verifique se há defeitos de fabricação nas peças, mesmo que mínimos;
- só entre na loja se você realmente estiver precisando de algo. Este é o primeiro passo para evitar as compras por impulso;
- esteja atento aos cartões e senhas;
- peça sempre nota fiscal;
- observe bem o produto antes de comprá-lo;
- negocie preço e condições de pagamento;
E mais!
- Resista ao consumo – tudo parece barato e irresistível, mas você realmente precisa comprar?
- Faça bom uso do crédito – seja um consumidor responsável, não apenas pesquisando preços e comprando o que lhe for útil, mas também analisando muito bem as opções de pagamento. Coloque em prática as lições de educação financeira que tem aprendido e evite abusar das compras parceladas.