Você sabia que a mesada pode, também, ser um ótimo instrumento para os pais apresentarem aos seus filhos os diferentes meios de pagamento existentes?
Isso mesmo. No passado, a mesada era automaticamente associada ao dinheiro de papel, às moedas e ao tradicional cofrinho. Hoje, no entanto, a mesada já pode ser apresentada de outras formas. Você já ouviu falar nos cartões pré-pagos? São cartões, na função débito ou crédito, nos quais é possível pré-estabelecer um limite para os gastos.
Educação Financeira
Além da facilidade e da segurança de não ter que carregar dinheiro, os cartões podem ser grandes aliados do planejamento e da educação financeira, seja de adultos e crianças.
Com a ferramenta, ao determinar o saldo disponível no cartão, os pais acabam forçando os filhos a se planejarem para não gastarem mais do que podem.
Em alguns produtos, os portadores dos cartões podem sacar, guardar dinheiro para necessidades futuras ou comprar em estabelecimentos credenciados, como cinema, lanchonetes etc.
Já os pais, podem controlar os gastos dos filhos, já que, na maioria dos produtos, todos os saques ou compras são debitados no saldo da sua conta corrente.
O dinheiro de plástico
Como todo instrumento de pagamento, o uso do dinheiro de plástico exige alguns cuidados, que devem ser passados para os pequenos desde cedo, incentivando o uso consciente do dinheiro e a responsabilidade na hora dos gastos.
Atenção às dicas da Abecs - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e de Serviços: