Educação Financeira para todos

15OUTUBRO2018 – Para tirar um ano sabático, você precisa identificar quando pretende iniciá-lo e o que pretende fazer nessa fase.

Saiba como planejar um ano sabático

O período sabático pode acontecer em qualquer etapa da vida: entre o término do curso superior e o início da pós-graduação; quando se pretende mudar de área de atuação ou profissão; quando se planeja mudar de emprego; por sentir a necessidade de conquistar novos aprendizados e novas ideias também etc.

Atualmente, o período sabático tem sido visto como excelente alternativa para adiar um pouco a aposentadoria. Em função da longevidade (estamos vivendo mais!), os profissionais têm procurado esticar um pouco mais a carreira, trabalhando por mais tempo, para assim buscar garantir mais recursos que lhe assegurem qualidade de vida na terceira idade.

Neste caso, o ano sabático pode proporcionar um intervalo para cultivar novas ideias, fonte de novos contatos, novas experiências e de criatividade para encarar novos desafios e projetos, que podem incluir até mesmo a alternativa de abrir uma empresa na volta.

Entenda como se preparar para um ano sabático
Para programar o seu ano sabático, reúna informações precisas e detalhadas sobre o seu projeto. No caso de uma viagem internacional, você deve planejar cada passo: local de destino, documentação necessária e custos envolvidos, duração da viagem, hospedagem e alimentação, valor do curso de idioma que pretende fazer por lá. Quanto mais dados você tiver, melhor!

Aproveite sua rede de contatos para identificar possibilidades de estadia, a um custo menor. Há sempre um amigo que optou por morar em outro país, portanto, fique atento à sua rede.

Confira passo a passo para planejar o seu ano sabático:

  1. especifique seu objetivo: para onde pretende ir? O que pretende fazer?
  2. quantifique seu objetivo: de quanto dinheiro você irá precisar? Além do sabático, pense em garantir uma reserva financeira para a sua volta, pois você não sabe quanto tempo vai levar para se recolocar ou retomar sua rotina anterior à viagem. Procure também separar um dinheiro para imprevistos no sabático.
  3. estabeleça seu cronograma: quando pretende iniciar seu período sabático? Quanto tempo irá durar?
  4. use o tempo a seu favor: como trata-se de um projeto que envolve um investimento alto, é bom juntar dinheiro com antecedência, algo em torno de dois anos. Assim você realiza seu sonho sem prejudicar seu orçamento!
  5. reúna o máximo possível de informações: busque ouvir a experiência de quem já teve um ano sabático.
  6. poupe regularmente: experimente reservar 10% do seu salário para esta finalidade, mensalmente.
  7. invista com cautela, respeitando seu perfil: monte uma carteira diversificada de investimentos, minimizando riscos.

Dicas para curtir seu ano sabático sem prejudicar seu bolso:

  1. Antecipe-se: no caso de intercâmbio com curso ou work experience, no qual você contrata agência ou escola, a dica é pagar esse custo antes de ir, evitando parcelar essa dívida. Vale lembrar que será necessário ter dinheiro para se manter por lá, e ter em mente que as despesas não serão poucas. Quanto mais você conseguir se organizar antes, melhor!
  2. Tenha autocontrole financeiro: é bem natural a vontade de conhecer tudo, por estar em outro país, mas tenha consciência de que precisa esticar seu dinheiro para cobrir suas despesas durante todo o período. Ou seja: se gastar muito no início, certamente poderá faltar no final.
  3. Economize ao máximo: por exemplo, para poder controlar os gastos, procure fazer suas refeições em casa, e busque atividades ao ar livre, que sejam grátis.
  4. Aproveite a experiência: se for aproveitar para viajar para outros locais, vá em época de baixa temporada, aproveitando promoções em companhias low-cost, para a compra de passagens.

Links relacionados:

O que é período sabático
http://financaspraticas.com.br/empreender/plano-de-carreira/primeiro-salario-o-que-fazer/periodo-sabatico

Como começar a poupar
http://financaspraticas.com.br/investir/aprender-a-poupar-dinheiro/como-comecar-a-poupar

Defina objetivos
http://financaspraticas.com.br/investir/aprender-a-poupar-dinheiro/definir-objetivos

Por onde começar a investir?
http://financaspraticas.com.br/investir/como-investir-meu-dinheiro/dicas-de-investimento-por-onde-comecar-a-investir

Saiba como planejar um ano sabático

Compartilhar