04NOVEMBRO2019 — O segredo da saúde financeira de uma empresa não está apenas em garantir ganhos, mas também em conhecer suas despesas e encontrar alternativas de reduzi-las sempre que possível.
Com criatividade e envolvimento da sua equipe, você pode alcançar melhores resultados.
Pesquise e evite exageros
Cortar custos não significa radicalizar no ambiente de trabalho, tirando de sua equipe itens do dia-a-dia que garantam motivação e bem-estar. Muito menos, representa contratar produtos e serviços com preço baixo e pouca qualidade, que poderão lhe gerar problemas depois. Pesquise e analise as opções disponíveis antes de qualquer decisão.
Desenvolva o poder da negociação
Para o sucesso do seu negócio, um bom empreendedor deve desenvolver a habilidade de saber negociar. Na redução de custos, trata-se de ferramenta estratégica, sobretudo no contato com fornecedores.
Ao negociar, você ganha na compra de produtos de melhor qualidade, conquista preços mais baixos e garante prazos mais longos.
Identifique seus custos fixos
As despesas fixas da empresa devem ser listadas detalhadamente em seu fluxo de caixa. Reveja periodicamente esse controle, analisando formas de reduzir esses custos.
Meios de pagamento: veja como usar
Com o cartão empresarial, você controla melhor os gastos da empresa, sobretudo de funcionários que exercem atividades externas e até viagens. Consegue separar melhor as contas pessoais e as da empresa, tem oportunidade de parcelar suas compras e, ainda, otimiza seu fluxo de caixa, deixando suas despesas para uma única data.
Elimine desperdícios
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o desperdício é um dos maiores inimigos dos empresários. Como exemplo, cita-se o desperdício de energia, que pode ser causado pelo simples erro de disposição de refrigeradores e fornos, acarretando um consumo 30 a 50% maior que o necessário.
Há, também, os desperdícios de matéria-prima, muitas vezes causados pela falta de calibração adequada de máquinas ou uso de ferramentas, e ainda pelo desconhecimento de normas técnicas que poderiam contribuir para um uso mais eficiente dos recursos humanos e materiais.
Inovação e tecnologia
O Sebrae explica que é possível reduzir despesas, contratando serviços em inovação e tecnologia, listando as seguintes dicas*:
Links relacionados:
http://financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/passos-para-a-saude-financeira/hora-do-balanco
http://financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/gestao-de-equipes/consumo-responsavel-02
http://financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/passos-para-a-saude-financeira
Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):
http://www.sebrae.com.br
(*) fonte de pesquisa, 15/10/2019: