08 de maio de 2013

8 de maio de 2013 – Usuários do portal Finanças Práticas passam a ter acesso a mais conteúdos e a ferramentas e jogos interativos.

A Visa, maior rede de pagamentos eletrônicos do mundo, anuncia o lançamento da versão 2.0 do Finanças Práticas, portal do programa de educação financeira criado para oferecer aos usuários brasileiros uma vasta plataforma de conteúdos, além de ferramentas que os ajudam a entender e a gerenciar melhor suas finanças pessoais.

Desde que foi lançado no Brasil, em 2005, o programa Finanças Práticas e também as suas ferramentas, receberam diversos prêmios como o Reconhecimento das Melhores Práticas de Responsabilidade Social Empresarial 2011, na categoria Promoção do Consumo Responsável na América Latina, com o “Teatro Finanças Práticas”. Também em 2011, o programa recebeu a 1ª colocação no Prêmio ABF-AFRAS Destaque Responsabilidade Social, na categoria “Fornecedor do Franchising”. Em 2012, o jogo educacional Bate-Bola Financeiro foi eleito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a melhor iniciativa de educação financeira realizada na América Latina, na categoria connectBanking do prêmio beyondBanking, entre outras premiações.

Jogos interativos, gibis e calculadoras que ajudam o consumidor a elaborar orçamentos, a evitar problemas de segurança e a projetar metas financeiras para o futuro são alguns dos recursos disponíveis gratuitamente na nova versão do site, o www.financaspraticas.com.br . Os brasileiros têm agora à sua disposição um site remodelado, mais fácil de navegar e com um visual e recursos aprimorados, totalmente voltado à aprendizagem.

“Há mais de sete anos, o Finanças Práticas se tornou o principal pilar do programa de educação financeira da Visa na América Latina e no Caribe e ficamos felizes por termos essa ampla plataforma de conteúdo online, consultada frequentemente por um público variado, que inclui consumidores, formadores de opinião, jornalistas e instituições financeiras e de ensino", afirma Sabrina Sciama, diretora de Relações Corporativas da Visa do Brasil . “É por isso que continuamos com nosso compromisso de continuar oferecendo ferramentas e recursos de última geração que beneficiem a todos, e contribuam para o desenvolvimento de vidas financeiras saudáveis e equilibradas,” conclui a executiva.

Recursos do site Finanças Práticas:

• 50 dicas para cuidar da sua saúde financeira: um guia completo, com dicas de como gerenciar um orçamento pessoal ou familiar com eficácia e de como usar serviços financeiros de forma inteligente. O folheto ensina o usuário a planejar suas despesas em diferentes fases de sua vida profissional e pessoal. Além disso, traz informações sobre os vários tipos de métodos de pagamento eletrônico, aposentadoria e outros tópicos. O guia está dividido em nove capítulos:
  • Poupança
  • Preparando um orçamento
  • Cartões de crédito
  • Cartões de débito
  • Cartões pré-pagos
  • Dívidas
  • Roubo de identidade
  • Cuidando de idosos
  • Planejando-se para imprevistos
  • Homem-Aranha e os Vingadores: gibi criado pela Marvel para a Visa, onde super-heróis como o Homem-Aranha e seus amigos─ os Vingadores ─ , enfrentam um vilão que está tentando roubar um banco. Como parte do enredo, os super-heróis explicam conceitos de finanças pessoais e o papel dos bancos. O gibi traz também uma planilha para a elaboração de um orçamento, um glossário com os principais termos financeiros e muito mais.
  • Bate-Bola Financeiro: para os usuários que preferem combinar esportes e finanças pessoais, o site oferece um jogo eletrônico chamado Bate-Bola Financeiro. Aliando futebol a um guia de estudo, o jogo explica princípios básicos de finanças pessoais, como poupança, orçamento e gerenciamento de cartões e desafia os jogadores a responder corretamente às questões de múltipla escolha a fim de avançar no gramado e marcar um gol.
  • Calculadoras do iTunes: seja para comprar um carro, poupar para pagar a faculdade ou financiar uma casa, essas novas calculadoras foram criadas para ajudar o usuário a fazer estimativas e a definir metas financeiras para o futuro. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente da loja do iTunes e é compatível com iPhone, iPad e iPad Touch.

O site do Finanças Práticas oferece ainda ferramentas como um glossário de termos financeiros e seções específicas sobre poupança, orçamento e uso de cartões. informações sobre segurança, como prevenir o uso fraudulento de cartões e vários outros tópicos também estão disponíveis aos usuários.

Contatos Visa do Brasil:
Fernanda Francisco,Visa do Brasil