Educação Financeira para todos

Visa apresenta Teatro Finanças Práticas

Espetáculo teatral ensina de forma bem humorada e didática conceitos de educação financeira para alunos da rede pública.

11 de maio de 2010

São Paulo – 12 de janeiro, 2010 – Durante o Carnaval, as pessoas podem ter algumas precauções que, se adotadas, garantirão dias de tranquilidade sem aborrecimentos. Apesar dos cartões serem mais eficientes e úteis que dinheiro e cheque, é importante que as pessoas levem em conta os seguintes conselhos:

  • Entre em contato com a central de atendimento ao cliente do banco emissor do seu cartão de crédito para saber sobre benefícios adicionais como o seguro de locação de carros, o serviço de assistência ao viajante e a cobertura para perda de bagagem.
  • Se for viajar para o exterior avise ao banco emissor do seu cartão os países que visitará e as cidades. Dessa forma, você evitará que seu cartão seja bloqueado.
  • Leve com você o número de contato da central de atendimento do banco emissor de seu cartão. Se não souber, visite o site da Visa e clique no menu superior “Encontre seu banco” – www.visa.com.br .
  • Tenha com você uma lista com os números de seus cartões de crédito e os telefones correspondentes para o caso de roubo ou perda. É sempre bom ter uma cópia de todos os documentos que se leva na carteira em um lugar seguro onde se está hospedado ou em sua casa.
  • Antes de viajar, verifique a data de vencimento de sua fatura, para garantir que ela não vença durante o período que você ficará fora.
  • Certifique-se de ter a senha de seus cartões. Lembre-se que somente o titular do cartão pode conhecer a senha, que é pessoal e intransferível. A Visa ainda recomenda aos usuários testarem suas senhas e seus cartões antes do feriado.

Conselhos para cuidar de seus cartões:

  • Proteja a tarja magnética e/ou o chip de seus cartões. Mantenha todos os cartões de crédito e débito separados entre si, e de outros objetos em sua carteira. Em caso de dano ao cartão, a transação pode não ser efetuada.
  • Guarde todos os recibos até verificar os detalhes da fatura de seu cartão (para cartões de crédito) ou do extrato de conta corrente (para cartões de débito). Eles servem para confirmar a quantidade correta de transações, bem como o valor das mesmas. Se existir alguma informação incorreta na fatura, com os comprovantes, você poderá revisar o número de seu cartão e os gastos correspondentes.
  • Notifique imediatamente o emissor de seu cartão no caso de qualquer erro ou fraude.
  • Se perder o cartão ou for roubado, avise imediatamente o banco emissor.
  • Se for participar de atividades ao ar livre, for para lugares muito tumultuados, guarde seu cartão em um lugar seguro junto ao corpo. Caso prefira deixá-lo no hotel, guarde-o no cofre. Nunca deixe seus cartões no quarto, mesmo que dentro de uma mala.
  • Não informe o número de seu cartão, a senha, nem a data de vencimento a nenhuma pessoa por telefone, a não ser que a chamada tenha sido feita por você. Mesmo que o atendente mencione que as informações são para segurança e verificação, não passe os dados, a menos que tenha certeza de que não se trata de uma fraude.
  • Nunca perca de vista seu cartão na hora que o vendedor for creditar ou debitar uma compra.
  • Assine seus cartões novos assim que recebê-los.
  • Nunca deixe os espaços para sua assinatura em branco no cartão, pois isso permite que os ladrões falsifiquem a assinatura no plástico e nos recibos de transação. Faça uma linha para inutilizá-los.

Conselhos para depois de ter realizado uma compra ou consumo

  • Certifique-se que o vendedor devolveu o seu cartão, e não o de outra pessoa.
  • Tenha certeza que será emitido somente um recibo de transação com o número do cartão de crédito, ou débito, e guarde sempre sua cópia.
  • Verifique que o valor na cópia do recibo que foi entregue pelo estabelecimento (cópia do cliente) é o mesmo que aparece no recibo da transação (cópia do estabelecimento).
  • Nunca permita que o caixa ou vendedor anote seu endereço ou telefone no recibo da transação, e nem o número de seu cartão de crédito ou débito. Estas informações não servem de nada para o vendedor, ao contrário, aumentam o risco de fraude.
  • Nunca assine um recibo de transação em branco, pois alguém pode preencher com um valor falso.

Para mais informações visite o site www.financaspraticas.com.br

Sobre Finanças Práticas: Finanças Práticas foi criado em 2005 para ajudar os consumidores a tomarem decisões mais embasadas, rentáveis e benéficas para eles nos momentos-chave de suas vidas. Disponível em www.financaspraticas.com.br , o site é um guia gratuito, prático e atualizado semanalmente para aquelas pessoas que começam a tomar suas primeiras decisões financeiras sem educação formal prévia sobre finanças pessoais.

Sobre a Visa.: A Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Esta moeda digital tem o suporte de uma das redes de processamento mais avançada do mundo – a Rede Visa – capaz de processar mais de 10 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco, não emite cartões, não concede crédito ou fixa juros e taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecerem mais opções aos consumidores finais: pagar na hora com o débito, adiantado com o pré-pago ou depois com os produtos de crédito. Para mais informações, visite www.visa.com.br.

Contatos VISA:
Fernanda Francisco - ffrancis@visa.com - (11) 2102-0077
Sabrina Sciama - ssciama@visa.com - (11) 2102-0021

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