Educação Financeira para todos

22 de agosto de 2012

São Paulo – 22 de agosto de 2012 – A Visa Inc. e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciam uma parceria inédita para a promoção da inclusão financeira de moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A assinatura do acordo prevê o desenvolvimento de soluções locais para estender o acesso e os benefícios do sistema financeiro formal à comunidade, assim como trazer conhecimento e educação necessários para uma inclusão sustentável. A parceria é mais uma ação da Visa em trazer inclusão financeira ao redor do mundo.

"A Visa acredita que todos têm direito ao acesso a serviços básicos financeiros e de pagamento. Nossa parceria com o BID é essencial para concretizar a promessa de crescimento econômico que os sistemas de pagamento eletrônicos oferecem", afirma Rubén Osta, diretor-geral da Visa do Brasil. "Por meio desse acordo, a Visa cumpre o seu importante papel de desenvolver produtos, serviços, tecnologia e ferramentas de inclusão financeira que ajudem a formalizar essa comunidade e proporcione dignidade com mais segurança para todos", diz o executivo.

O projeto contempla três principais fases:

  • Educação financeira - implantação de aulas de educação financeira, tema difundido pela Visa em todo o mundo. O curso, preparado sob medida para esse projeto pela Visa e pelo BID, oferecerá aulas para adolescentes de 13 a 17 anos e adultos em geral. Os professores da própria comunidade serão treinados pelas duas instituições.
  • Consultoria financeira - consultoria gratuita e permanente em um espaço especialmente reservado para atendimento às necessidades individuais e das empresas locais. Um consultor financeiro da comunidade – também treinado pela Visa e pelo BID - dará informações necessárias para as pessoas conseguirem formalizarem suas empresas ou abrirem seus próprios negócios dentro do Complexo do Alemão, além de apoiar os cidadãos da comunidade para abrir contas bancárias, entender o sistema financeiro ou inscrever-se em programas sociais do governo.
  • Facilitação do acesso ao sistema financeiro – Pesquisas encomendadas pela Visa e pelo BID para mapear os hábitos, uso e penetração do sistema financeiro no Complexo do Alemão.

A partir desses dados, a Visa em parceria com o Bradesco irá estudar e avaliar oportunidades para atender efetivamente essa população, buscando ferramentas financeiras que facilitem o dia a dia do cidadão da comunidade local, permitindo que ele faça e receba seus pagamentos de uma maneira muito mais segura e inovadora.

Grande parte das atividades será realizada dentro do Espaço Comunitário Carlos Castilho, no Complexo do Alemão, fazendo assim parte do projeto de desenvolvimento da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O BID oferece suporte financeiro ao projeto através de parcerias como esta da Visa.

"Este projeto é um grande exemplo do poder de alianças estratégicas como catalisador de iniciativas de grande impacto social. Graças à união de forças de entes privados como a Visa, setor público local, representado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, e o BID como Banco Multilateral, jovens e famílias de comunidades altamente vulneráveis terão acesso a programas de inclusão e educação financeira", afirma Bernardo Guillamón, Gerente do Escritório de Alianças Estratégicas do BID. "Esses programas não se darão de forma isolada; eles estão ocorrendo dento de um marco coordenado com outros parceiros do programa como o FC Barcelona, NBA e Colgate, e sob um sistema integral de acompanhamento e avaliação de impacto. Se trata de um projeto modelo que demonstra o enorme potencial do esporte como um eixo de articulação de programas sociais e parcerias público-privadas. O apoio de parceiros como a Visa é fundamental", completa o executivo.

Para Romário Galvão Maia, Secretário Municipal de Esportes e Lazer, "uma marca como a Visa é de suma importância para agregar valor ao projeto de esporte e desenvolvimento na medida em que transfere seu conhecimento na gestão financeira para os moradores do Complexo do Alemão".

Sobre a Visa: a Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Essa moeda digital tem o suporte de uma das redes de processamento mais avançada do mundo – a VisaNet – capaz de processar mais de 20 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco, não emite cartões, não concede crédito nem fixa juros e taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecerem mais opções aos consumidores finais: pagar na hora com o débito, adiantado com o pré-pago ou depois com os produtos de crédito. Para mais informações, visite www.moedadoprogresso.com.br e http://brasil.blog.visa.com/

Sobre o BID: o Banco Interamericano de Desenvolvimento é a maior fonte de financiamento para o desenvolvimento na América Latina e Caribe, com um forte compromisso de obter resultados mensuráveis para reduzir a pobreza e a desigualdade na região de maneira sustentável, ao mesmo tempo em que procura promover uma maior integridade e transparência. Embora sejamos um banco normal em muitos sentidos, somos diferenciados em alguns aspectos fundamentais. Além de empréstimos, também oferecemos doações e assistência técnica e realizamos pesquisas. Devido à nossa base de acionistas e à gestão prudente, temos uma posição financeira forte. Como resultado, o BID é capaz de tomar empréstimos em mercados internacionais com taxas competitivas e transferir esse benefício a nossos clientes em 26 países da América Latina e Caribe.

Contatos Visa:
Fernanda Francisco, Visa do Brasil
(11) 2102-0077,ffrancis@visa.com

Contatos BID:
Matias Bendersky, Escritório de Parcerias Estratégicas, BID
+1 (202)-623-1723 MBENDERSKY@iadb.org
Suzanne Duryea, Setor Social, BID
+1 (202)-623-3589 SuzanneD@IADB.ORG
Cesar Leyva, BID BRASIL, CSC/CBR
+ 55 61 3317-4137 CESARL@iadb.org

# # #

Compartilhar


Contatos para imprensa:
Fernanda Francisco (11) 2102-0077

Compartilhar