Educação Financeira para todos

18 de abril de 2013

18 de abril de 2013 – O objetivo da sétima edição do Fórum de Educação Financeira, que promovemos em parceria com o Federal Reserve Bank de Chicago ontem, de discutir os desafios relacionados às finanças pessoais enfrentados pelas mulheres em todo o mundo foi atingido. Entre os principais temas que foram discutidos, destaque para como as mulheres gastam o dinheiro e como a mídia aborda (ou não) a questão de finanças pessoais.

O primeiro painel do dia, levantou discussões sobre os desafios das mulheres atualmente, que vivem mais que os homens, são muitas vezes responsáveis por toda a família, mas ganham menos. Já no segundo painel do dia, que contou com a participação da jornalista brasileira Mara Luquet, repórter de Finanças Pessoais da rádio CBN e TV Globo, e Adina Chelminsky, colunista de Finanças Pessoais do Excelsior (México), a discussão começou sobre como as mulheres utilizam seu dinheiro. Segundo Mara, elas gastam um alto valor, mas nem sempre apenas com elas, e sim com seus filhos para prover educação, alimentação e roupas, entre outros. Por conta disso, não guardam dinheiro para a própria aposentadoria.

Outra discussão interessante neste painel foi sobre a relação entre a facilidade para obter crédito versus a pouca informação disponível sobre poupança. Segundo as jornalistas, a tecnologia da informação ajuda, no momento, apenas para a concessão de crédito, sempre com informações disponíveis, dicas e etc, e deixa de incentivar as pessoas sobre investimentos e poupança.

Por fim, algumas críticas foram feitas sobre como a mídia aborda o assunto ‘finanças’. Para elas, nos principais telejornais sempre se discute economia em geral, como o preço do petróleo, mas muito pouco espaço é dado para as finanças pessoais, onde o público pode ser orientado de uma forma melhor.

Contatos Visa do Brasil:
Fernanda Francisco,Visa do Brasil
(11) 2102-0077, ffrancis@visa.com

Priscilla Natale, Ketchum
(11) 5090-8934, priscilla.natale@ketchum.com.br

# # #

Compartilhar


Contatos para imprensa:
Fernanda Francisco (11) 2102-0077

Compartilhar