Educação Financeira para todos

25 de novembro de 2013

O tempo parece acelerar, o movimento das lojas aumenta, a decoração de Natal se espalha. Confraternizações, amigo secreto, lista de presentes para comprar, sonhos de consumo. Para ajudar o consumidor a escolher opções compatíveis com seu bolso, o Finanças Práticas, elaborou algumas dicas, que são úteis também em outros momentos.

Confira:

  • Planeje suas compras e não deixe tudo para a última hora. Cheque seu orçamento, faça a sua lista e visite lojas com antecedência. Isso facilita a pesquisa de preços e a negociação de desconto e condições de pagamento.
  • Resista ao consumo ‐ cuidado com as compras por impulso. Tudo parece barato e irresistível nessa época do ano. Faça uma boa arrumação no seu armário: doe peças que você não usa mais e que estão em bom estado. Liste quais itens você está realmente precisando. Você gasta menos e faz novas composições interessantes no seu guarda-roupa. Experimente.
  • Presentear é bom, mas controle-se! ‐ capriche nas lembranças e nas embalagens originais. Lembre-se: nem sempre o mais caro é o melhor. Faça sua lista, já definindo um valor para cada pessoa. Essa referência facilita, e muito, a tarefa de comprar.
  • Use seu 13º salário com consciência ‐ planeje o uso deste dinheiro extra. Você pode até comprar alguns itens da sua lista com ele, mas lembre-se, primeiro, de quitar dívidas ou deixar uma reserva para as contas de início do ano.
  • Faça bom uso do crédito ‐ seja um consumidor responsável, não apenas pesquisando preços e comprando o que lhe for útil, mas também analisando muito bem as opções de pagamento. Nada de abuso com as compras parceladas e tenha cuidado com o seu cartão de crédito, evitando perdê-lo e guardando muito bem sua senha!

Para dicas sobre este e outros assuntos, acesse o portal do programa Finanças Práticas, a fan page no Facebook ou siga no Twitter.

Postado por: Fernanda Francisco, Relações Corporativas em novembro 25, 2013 às 9:56 am

# # #

Compartilhar


Contatos para imprensa:
Fernanda Francisco (11) 2102-0077

Compartilhar