Finanças Práticas traz dicas para o Dia Mundial da Poupança

Como parte da comemoração, o Finanças Práticas reforça que o hábito de poupar não depende da idade e nem do quanto se ganha

31 de outubro de 2011

São Paulo – 31 de outubro de 2011 – O Finanças Práticas está se unindo a celebração do “Dia Mundial da Poupança”, comemorado todo dia 31 de outubro desde 1924, para estimular pessoas de todas as idades a se conscientizarem sobre a importância da poupança e do planejamento financeiro como uma ferramenta para realização de sonhos e garantia de um futuro tranquilo.

Poupar deve ser um exercício contínuo e, por isso, precisa ser praticado de maneira consciente e disciplinado, de acordo com as metas pessoais que tenham sido traçadas. Além disso, em situações inesperadas, como desemprego temporário ou problemas de saúde, é importante contar com um patrimônio para proteger-se e ter um apoio financeiro.

Por isso, o Finanças Práticas listou 10 dicas para comemorar o “Dia Mundial da Poupança” fortalecendo suas finanças pessoais.

1. Construa um orçamento e se ajuste a ele.
    Estabeleça metas de poupança; a disciplina e o controle serão recompensados.
  2. Reconheça a diferença entre querer e precisar.
    Evite compras por impulso, tenha claro o que você realmente necessita.
  3. Guarde 10% de sua renda para você.
    Antes de comprar as coisas e depois ver se tem dinheiro para poupar, guarde seu dinheiro ANTES de usá-lo.
  4. Tenha uma reserva para emergências
    Você deve ter ao menos dinheiro suficiente para cobrir suas necessidades de 3 a 6 meses.
  5. Siga a regra das 48 horas.
    Se você ver algo em alguma loja, espere 48 horas antes de comprar, isso permitirá que você pense se realmente necessita daquilo.
  6. Coloque tudo na planilha.
    Faça uma lista de seus gastos semanais, ordenando-os a partir dos mais caros. Verifique cada item para saber se os que custam mais podem ser trocados por outros que custam menos.
  7. Use o crédito de forma responsável.
    A facilidade do crédito não é ruim e não se pode tratar o crédito sempre como inadimplência. No entanto, ao usar o crédito avalie sua real necessidade e as condições de contratação.
  8. Invista no seu futuro
    A decisão de investir é fundamental para realização de sonhos. Avalie os riscos e a rentabilidade de cada tipo de aplicação e defina sua estratégia de acordo com seu objetivo.
  9. Use a regra do “20-10”:
    Limite as suas dívidas para menos de 20% de sua renda anual e certifique-se que menos de 10% de sua renda mensal se destine ao pagamento delas.
  10. Compartilhe as responsabilidades
    Estabeleça objetivos financeiros comuns entre todos os integrantes da família e divida as responsabilidades para que eles sejam alcançados.

Sobre o Finanças Práticas
O "Finanças Práticas" é o programa de educação financeira da Visa, desenvolvido globalmente em 10 línguas e divulgado em mais de 30 países. No Brasil, o programa foi totalmente adaptado à realidade local para atender às necessidades e expectativas do consumidor brasileiro. A Visa acredita que, dentro de sua estratégia de responsabilidade social, poderá contribuir com a comunidade brasileira por meio do "Finanças Práticas".

O programa Finanças Práticas tem como objetivo oferecer acesso a informações sobre finanças pessoais, para ampliar e desenvolver o conhecimento, de maneira didática e dinâmica. Veja mais www.financaspraticas.com.br, www.facebook.com/financaspraticas ou siga @financapratica no Twitter.

Sobre a Visa
A Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Esta moeda digital tem o suporte de uma das redes de processamento mais avançada do mundo – a Rede Visa – capaz de processar mais de 20 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco, não emite cartões, não concede crédito ou fixa juros e taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecerem mais opções aos consumidores finais: pagar na hora com o débito, adiantado com o pré-pago ou depois com os produtos de crédito. Para mais informações, visite http://brasil.blog.visa.com/ e www.visa.com.br.

Contatos VISA:
Fernanda Francisco - ffrancis@visa.com - (11) 2102-0077