06 de março de 2013

6 de março de 2013 – Elaborar um orçamento, organizar um planejamento financeiro e estipular metas para atingir um objetivo são preocupações constantes das pessoas que querem realizar seus sonhos. Mas, para muitos, o grande desafio é apertar os cintos no momento em que aquela bolsa, sapato ou celular de última geração entram em promoção. É difícil resistir à tentação de comprá-los.

Pensando nisso e para celebrar o Dia Mundial do Consumidor, no próximo dia 15 de março, o Finanças Práticas, programa de educação financeira da Visa, selecionou algumas dicas para consumir com responsabilidade sem comprometer o orçamento familiar.

1. Você “quer” ou você “precisa”? – antes de comprar algo, questione-se: você realmente precisa do produto ou se trata de um simples capricho? Esse é o melhor momento para a compra? Reflita sobre suas reais necessidades e procure simplificar. É mesmo necessário ter três pares de sapatos pretos? Evite aquela “olhadinha” na promoção, entre apenas nos estabelecimentos que realmente lhe interessam. Essas atitudes evitam a compra por impulso nas lojas físicas. Na internet, onde tudo está “a um clique”, a tentação também é grande, por isso, evite comprar com pressa e crie o hábito de pensar e avaliar antes de efetivar o consumo.

2. Reutilize produtos e embalagens – não caia na tentação de comprar algo que você tem em casa e pode reaproveitar. E importante: use os produtos até o final. Quer muito experimentar o novo shampoo da propaganda que você acabou de ver? A dica é terminar o que está aberto primeiro.

3. Faça listas – evite ser impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo responsável. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

4. Pesquise preços – para isso, vale fazer uma cotação na internet e visitar virtualmente algumas lojas para conhecer melhor o produto – as opções de modelos existentes e as vantagens –, antes de chegar à decisão final. Atenção: nada de fazer compras com pressa.

5. Compare produtos – observe atentamente as características e a finalidade de cada produto, leia os rótulos com atenção e dê preferência aos que possuem selos de certificação.

6. Diga não à pirataria – compre sempre de comércios legalizados, evite produtos falsos ou contrabandeados.

7. Fique atento à forma de parcelamento – aprenda a negociar e faça uso dos seus direitos. Se a intenção é realmente comprar algo, certifique-se de ter pleiteado, e conseguido, as melhores condições para isso. Em caso de parcelamento, fique atento às reais condições de pagamento!

8. Use o crédito a seu favor – quando você decidir usar uma linha de crédito, verifique se ela corresponde às suas necessidades, avalie os prós e contras e utilize-a com responsabilidade.

9. Exija a nota fiscal – não importa a forma como você paga suas compras – com dinheiro, cheque, cartão de débito ou de crédito –, peça sempre nota fiscal! Dessa forma, você garante seus direitos de consumidor em relação às mercadorias adquiridas e, além de tudo, contribui para a sociedade.

10. Conheça seus direitos – é interessante que o consumidor se informe sobre seus direitos antes de qualquer reivindicação, afinal, o Código de Defesa do Consumidor existe para guiar as relações de consumo, desde que ambas as partes cumpram também com seus deveres. Por exemplo, é importante estar atento quanto à política de troca de mercadoria, nas lojas físicas ou na internet. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

11. Discuta o assunto em família – seja o exemplo em casa, levantando a bandeira do consumo responsável. As crianças devem aprender essas lições, na prática, desde cedo e, se possível, sensibilize outros consumidores sobre a importância do assunto.

O mais importante é aprender como e quando parar de consumir para assumir o controle das suas decisões. No site do Finanças Práticas – www.financaspraticas.com.br – você encontra outras dicas e diversos conteúdos educativos para ajudar nessa tarefa, em qualquer idade.

Contatos Visa do Brasil:
Fernanda Francisco,Visa do Brasil