Educação Financeira para todos

22 de julho de 2013

22 de julho de 2013 – O Dia dos Pais é comemorado este ano no dia 11 de agosto, mas que tal já começar a se programar financeiramente para comprar algo especial? O presente não precisa ser caro para ser motivo de alegria para os pais. Para ajudar o consumidor a escolher opções compatíveis com seu bolso, o Finanças Práticas, programa de educação financeira da Visa, elaborou algumas dicas, que são úteis também em outros momentos. Veja como é possível economizar seguindo orientações simples.

1. Seu orçamento: primeiro, verifique como andam suas contas e quanto você tem disponível para presentear seu pai. Conheça e respeite seus limites.

2. Compre com antecedência: evite ir às compras muito perto do Dia dos Pais. Por mais que a quantidade de promoções possa aumentar perto da data, você pode perder a paciência e comprar por impulso, com pressa, sem analisar preços e buscar as melhores condições de pagamento.

3. Evite comprar por impulso: lembre-se, você está presenteando seu pai e não comprando algo para você.

4. Esteja atento à mudança de estação: agosto é um mês em que as roupas de frio estão em liquidação. Pode ser um bom momento para dar ao seu pai aquele belo casaco que ele está precisando. Mas, se você não quer dar algo que ele vai ganhar agora e guardar para o ano seguinte, opte pelas roupas de meia estação, afinal, a primavera está a caminho!

5. Atenção à nota fiscal: comprado o presente, guarde a nota fiscal com você, para que possa realizar a troca depois, em caso de defeito. Certifique-se também, junto à loja, se é possível trocar o produto se o seu pai preferir outro modelo, cor ou tamanho, por exemplo.

6. Seja responsável na hora de parcelar: se o seu orçamento estiver apertado, procure economizar na compra, em vez de parcelar. Lembre-se: essas prestações terão de caber no seu bolso.

7. Esteja atento às compras pela internet: se você prefere a praticidade das compras online, atenção! Fique atento ao produto adquirido e suas características e, principalmente, ao prazo prometido para entrega. Isso evita que seu pai receba o presente em casa somente após a data comemorativa.

8. Mostre-se presente: aproveite o Dia dos Pais para homenagear este grande amigo de uma forma original. Um passeio com seu pai, um dia diferente com filhos e netos... Seja criativo e surpreenda.

Para dicas sobre esse e outros assuntos, acesse o portal do programa Finanças Práticas, a fan page no Facebook ou siga noTwitter.

Postado por: Sabrina Sciama, diretora de Relações Corporativas da Visa do Brasil em julho 22, 2013 às 3:10 pm

# # #

Compartilhar


Contatos para imprensa:
Fernanda Francisco (11) 2102-0077

Compartilhar