Educação Financeira para todos

30 de setembro de 2013

Ao contrário do que muitos podem pensar, bons hábitos financeiros devem começar desde cedo, já que, desta forma, as crianças podem se acostumar a gerir o dinheiro de forma adequada e, no futuro, tendem a manter um bom relacionamento com o bolso. No entanto, uma vez que se decide falar com os filhos sobre questões de finanças pessoais surgem algumas perguntas de imediato: Como devo fazer isso? Por onde eu começo?

Pensando nisso, listamos no Finanças Práticas, nosso programa de educação financeira, algumas sugestões de ações que podem ser úteis para ensinar os seus filhos a cultivar hábitos financeiros saudáveis:

  • É aconselhável ensinar a diferença entre necessidades e desejos, a fim de estabelecer limites entre as coisas que realmente precisam e aquelas que desejam comprar.
  • É importante que as crianças reconheçam o valor e o preço das coisas. Por exemplo, no supermercado, tente dar exemplos de preços e ensine como compará-los.
  • Se você costuma dar a seus filhos uma determinada quantia de dinheiro a cada semana, compartilhe com eles também algumas ideias para economizar e gerenciar a quantia. Isso pode ajudá-los a serem financeiramente mais responsáveis.
  • Se você pedir ajuda das crianças em algumas atividades de casa e remunerá-las por isso, não dê uma grande quantidade, porque os deveres domésticos podem tornar-se um negócio.
  • Evite dar “empréstimos” constantemente, pois isso reforça a crença de que os pais têm acesso a quantidades ilimitadas de dinheiro.
  • Caso você dê dinheiro para comprar doces ou lanches na escola, peça aos seus filhos que comparem preços e calculem quantos e quais doces podem ser comprados pelo mesmo preço.
  • Não se esqueça de que as crianças aprendem com o exemplo dos pais, por isso recomenda-se realizar uma boa gestão das suas finanças pessoais e deixar seus filhos participarem disso.
  • Nunca é tarde demais para criar um bom hábito e se seus filhos já são adolescentes, eles podem definir objetivos e estabelecer planos de poupança, além de gerir mais responsavelmente o seu rendimento no futuro.

Para obter mais dicas sobre finanças pessoais, acesse: www.financaspraticas.com.br

# # #

Compartilhar


Contatos para imprensa:
Fernanda Francisco (11) 2102-0077

Compartilhar