Educação Financeira para todos

15 de março de 2012

O jogo de educação financeira ganhou o prêmio beyondBanking na categoria connectBanking

São Paulo – 15 de março de 2012 – A segunda edição dos prêmios beyondBanking, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), selecionou o jogo Bate-Bola Financeiro (www.batebolafinanceiro.com.br) como a iniciativa de educação financeira vencedora na categoria connectBanking. A premiação reconhece as melhores iniciativas e projetos de sustentabilidade realizados por instituições financeiras e bancárias na América Latina e Caribe.

"Hoje, mais do que nunca, a educação financeira tem se tornado um componente crítico na vida cotidiana dos indivíduos, bem como no desenvolvimento saudável das economias", afirma Jennifer McGowan, diretora executiva de Relações Corporativas da Visa para América Latina e Caribe. "É com este compromisso que criamos o Bate-Bola Financeiro, uma iniciativa digital que busca facilitar o aprendizado sobre a gestão responsável das finanças pessoais de uma maneira criativa e simples. Queremos compartilhar este importante reconhecimento por parte do BID com todos os nossos parceiros, que de uma forma ou outra ajudaram a disseminar essa ferramenta entre educadores, estudantes, universitários e pais em toda a América Latina".

O Bate-Bola Financeiro foi escolhido pelo BID como finalista na categoria connectBanking em 22 de fevereiro e, em seguida, foi nomeado o vencedor pelo voto popular. O prêmio será entregue pelo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luis Alberto Moreno, nesta sexta-feira, 16 de março, durante a reunião anual do BID em Montevidéu, Uruguai.

O jogo Bate-Bola Financeiro é gratuito, interativo e une futebol com conceitos de finanças pessoais, desafiando os jogadores a responder corretamente questões de múltipla escolha para avançar no campo e atingir o gol. O jogo possui módulos em três níveis de dificuldades: Mirim (11 a 14 anos), Juvenil (14 a 18 anos) e Profissional (18 anos ou mais). Com este jogo, a Visa busca promover a educação financeira e possibilitar a manutenção da saúde das finanças pessoais através de uma linguagem fácil de entender.

O primeiro país a receber o jogo na América Latina foi o Brasil em 15 de setembro de 2009, dentro do cenário da Copa do Mundo FIFA 2010TM na África do Sul, e lançado nos meses seguintes para o México, Honduras, Uruguai, Equador, Chile e Costa Rica sempre com o apoio de instituições financeiras, ONGs, universidades e órgãos de defesa do consumidor. Atualmente, está disponível em 30 países e em mais de 12 idiomas.

O Bate-Bola Financeiro faz parte da plataforma de educação financeira da Visa, o Finanças Práticas, que tem diversas outras ferramentas, como o guia 50 Dicas para Cuidar da Sua Saúde Financeira, planilhas, quiz, além de um site (www.financaspraticas.com.br) com conteúdo atualizado semanalmente por uma equipe de especialistas. O programa Finanças Práticas também está nas redes sociais com uma fan page no Facebook, um perfil no Twitter e aplicativos de calculadoras de orçamento para iPhone, iPad e iPod Touch.

Sobre o Finanças Práticas: "Finanças Práticas" é a versão brasileira do programa de educação financeira da Visa, desenvolvido globalmente em 10 línguas e divulgado em mais de 30 países. No Brasil, o programa foi totalmente adaptado à realidade local para atender às necessidades e expectativas do consumidor brasileiro. A Visa acredita que, dentro de sua estratégia de responsabilidade social, poderá contribuir com a comunidade brasileira por meio do "Finanças Práticas".

Esse programa, inicialmente disponível através do site www.financaspraticas.com.br, tem como objetivo oferecer acesso a informações sobre finanças pessoais, para ampliar e desenvolver o conhecimento, de maneira didática e dinâmica.

Sobre a Visa: a Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Essa moeda digital tem o suporte de uma das redes de processamento mais avançada do mundo – a VisaNet – capaz de processar mais de 20 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco, não emite cartões, não concede crédito nem fixa juros e taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecerem mais opções aos consumidores finais: pagar na hora com o débito, adiantado com o pré-pago ou depois com os produtos de crédito. Para mais informações, visite www.moedadoprogresso.com.br e http://brasil.blog.visa.com/.

Contatos Visa:
Raquel Soriano, Visa do Brasil
(11) 2102-0077, rsoriano@visa.com
Priscilla Natale, Ketchum
(11) 5090-8934, priscilla.natale@ketchum.com.br
Fernanda Francisco, Ketchum
(11) 5090-8936, fernanda.francisco@ketchum.com.br

# # #

Compartilhar


Contatos para imprensa:
Fernanda Francisco (11) 2102-0077

Compartilhar