Educação Financeira para todos

11 de janeiro de 2019

Título Público é investimento só de longo prazo?

Os títulos públicos têm ficado bastante conhecidos em função da discussão da Reforma da Previdência e maior conscientização das pessoas quanto à necessidade de criar um fundo de reserva para complementar a aposentadoria do INSS.

Por oferecerem vencimentos longos para os títulos, é natural o olhar para o longo prazo. Considerando-se ainda que, quanto maior o prazo pelo qual seu dinheiro fica investido, menor a alíquota de Imposto de Renda (para o caso de investimentos tributáveis, como os títulos públicos), torna-se uma boa estratégia deixar o dinheiro aplicado por mais tempo.

Mas, isso de forma alguma significa que os títulos públicos só podem ser opção de investimento de longo prazo. Há, no site do Tesouro Direto (onde esses títulos são negociados) diversas opções para aplicar.

Para realizar sua escolha, principalmente para aqueles que começam agora a investir, é possível preencher um questionário, que busca conhecer melhor seu perfil e seus objetivos (sobretudo em relação ao prazo), sugerindo-lhe então as opções disponíveis.

Olhando para o curto prazo (seja com o objetivo de constituir uma reserva de emergência, para uma viagem, formatura ou casamento, por exemplo), uma opção de título bastante comum hoje é o Tesouro Selic. Abaixo, você acompanha uma definição de Título Público oferecido pelo Tesouro Direto:

Saiba como investir em títulos públicos e entenda se esta é uma opção de investimento somente para longo prazo

Tesouro Selic 2023 (LFT): esse título vence em 07/03/2023, sendo indicado para aqueles que querem investir por curto ou médio prazo. É um título pós-fixado, uma vez que seu rendimento acompanha as variações da taxa de juros da economia (SELIC). Isso significa que se a taxa Selic aumentar, a sua rentabilidade aumenta, e se a taxa Selic diminuir, a sua rentabilidade diminui. Esse investimento garante que, mesmo em caso de resgate antecipado, o montante do dinheiro resgatado será superior ao inicialmente investido.

A visão de longo prazo, no entanto, é mencionada. O site do Tesouro Direto alerta: “como não paga juros semestrais, é mais interessante para quem pode deixar o dinheiro render até o vencimento do investimento”.

Para saber qual o título público ideal para você, acesse o Orientador Financeiro do Tesouro Direto:
http://www.tesouro.gov.br/tesouro-direto-questionario-perfil-do-investidor

Links relacionados:

Custos ao investir
http://financaspraticas.com.br/investir/como-investir-meu-dinheiro/tipos-de-investimentos/custos-ao-investir

Taxa Selic e Investimentos
http://financaspraticas.com.br/investir/como-investir-meu-dinheiro/tipos-de-investimentos/taxa-selic-e-investimentos

Renda Fixa x Renda Variável
http://financaspraticas.com.br/investir/como-investir-meu-dinheiro/tipos-de-investimentos/renda-fixa-x-renda-variavel

Compartilhar


Compartilhar