Educação Financeira para todos

09 de outubro de 2019

Sou empreendedor, como fazer meu dia render mais?

Para que seu empreendimento dê certo, principalmente no início, você vai ter que se dedicar integralmente ao seu trabalho. O fato de ter uma empresa transmite às pessoas uma ideia de liberdade, de ter seus próprios horários e poder fazer o que quiser, mas não é bem assim: é necessário muito empenho para atingir o resultado esperado.

Dependendo da área de atuação da sua empresa, mesmo com o passar do tempo você pode continuar trabalhando sozinho, ou então contar com uma equipe de apoio. Nas duas situações, o caminho é adotar uma estratégia para esticar sua agenda, de forma a conciliar seus compromissos, sem esquecer do seu bem-estar. Confira as dicas:

Respeite seus limites
Tenha bastante cautela para não assumir um número de compromissos maior do que tem condição de cumprir. Procure dar intervalos entre um e outro, e deixe algumas horas do dia para se dedicar ao estratégico e à organização da sua empresa.

Não esqueça de incluir os compromissos pessoais e, principalmente, atividades que lhe permitam relaxar e cuidar da saúde.

Uma boa alternativa é sinalizar tudo por cores: por exemplo, em vermelho as tarefas mais urgentes, em amarelo, as tarefas importantes, mas não tão urgentes, em azul os compromissos pessoais, em verde o que foi realizado. Dessa forma, você consegue avaliar como tem ocupado o seu dia.

Saiba como organizar sua agenda de empreendedor, conciliar os diferentes compromissos e ainda pensar na sua qualidade de vida.

Antecipe-se
Tudo pode mudar e é preciso estar preparado. Um problema de saúde em casa, ou mesmo uma oportunidade inesperada de reunião com um possível cliente pode alterar sua agenda. Procure se antecipar sempre, deixando prontos os trabalhos que você precisa entregar na semana seguinte, por exemplo. Assim, consegue maior flexibilidade para assumir novos compromissos, sem prejudicar os já assumidos.

Aprenda a delegar
Se você tem uma equipe de trabalho, saiba treiná-la bem, para que você possa se dedicar às tarefas mais estratégicas do seu negócio. Invista tempo na seleção de novos integrantes, e assim componha um time com o qual realmente possa contar e alcançar excelentes resultados.

No início, é natural assumir quase tudo sozinho, mas com o passar do tempo esforce-se ao máximo para delegar.

Trabalhar em casa pede cuidado extra
O fato de trabalhar em casa exige muita disciplina, para que você não caia na armadilha de ter que fazer todas as tarefas domésticas sozinho, além de responder por toda a logística: fazer compras, levar filhos para a escola, acompanhar familiares ao médico etc.

Sua empresa depende de você. É preciso tempo para monitorar o mercado escolhido, para atender seus clientes, para abrir novas frentes e oportunidades, para trabalhar! Portanto, aprenda a dizer não e a pedir ajuda, sempre que sentir necessidade.

Organize-se
Manter em ordem tudo à sua volta facilita a realização do seu trabalho: acesse sua caixa de e-mails periodicamente, respondendo rápido o que precisar. Nada de acumular pendências: vá guardando nas respectivas pastas os assuntos resolvidos.

Mantenha seu espaço de trabalho em ordem, bem como as ferramentas/equipamentos que você utiliza.

Cuide da saúde física e mental
Destine sempre, em sua agenda, tempo para cuidar de você. Muitos empreendedores, por trabalharem sozinhos, abrem mão da prática de exercícios ou dos exames preventivos de saúde, por não terem disponibilidade para isso. Justamente por trabalhar sozinho e depender exclusivamente da sua dedicação, é que você precisa se cuidar, para que possa trabalhar melhor. Pense nisso!

Links relacionados:

Vida empreendedora
http://www.financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/vida-empreendedora

Gestão de equipes
http://www.financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/gestao-de-equipes

Saúde financeira
http://www.financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/passos-para-a-saude-financeira

Compartilhar


Compartilhar