Educação Financeira para todos

04 de outubro de 2018

Quais são as diferentes fontes de energia?

As fontes de energia podem ser classificadas conforme a capacidade natural de reposição de seus recursos. Existem as fontes de energia renováveis (aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, como vento, luz solar, água etc.) e as não renováveis (aquelas que poderão se esgotar em um futuro relativamente próximo, tais como: petróleo, carvão mineral e gás natural).

A energia de fonte renovável também acaba!
A grande discussão hoje é em torno do melhor aproveitamento dos recursos naturais que, como muita gente esquece, também podem acabar, dependendo da forma como utilizamos! O exemplo mais forte hoje, sem dúvida, é a água.

Pensando no meio ambiente e, também, na economia, muito se tem buscado fontes de energia alternativas e menos poluentes, tanto em empresas quanto em residências. Nos lares, as mais utilizadas são a solar e a eólica, dependendo da região do País.

Confira algumas definições das principais fontes alternativas de energia.

Energia eólica
Uma das principais fontes de energia renovável, é gerada a partir do vento e funciona assim: grandes hélices são instaladas em áreas abertas. Os ventos fazem os chamados aerogeradores, que ativam turbinas e geradores que convertem a energia mecânica produzida em energia elétrica.

Atualmente, a energia eólica não é tão difundida no mundo em razão do alto custo de seus equipamentos. Em contrapartida, sua principal vantagem é a não emissão de poluentes na atmosfera e os baixos impactos ambientais.

Conheça as diferentes fontes de energia, e veja alternativas para economizar em casa e preservar o meio ambiente

Energia solar
Como o próprio nome diz, trata-se do aproveitamento da luz do sol para a geração de eletricidade e também para o aquecimento da água para uso.

Existem duas formas de aproveitamento da energia solar:

  • Fotovoltaica: utiliza células fotovoltaicas (feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.
  • Térmica: utiliza-se o aquecimento da água, tanto para uso direto quanto para a geração de vapor.

Energia hidrelétrica
Aproveitamento da água dos rios para a movimentação das turbinas de eletricidade. No Brasil, essa é a nossa principal fonte de energia elétrica, ao lado das termoelétricas.

Biomassa
Queima de substâncias de origem orgânica (tais como bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, restos florestais e até excrementos de animais) para a produção de energia, ocorrendo por meio da combustão dos materiais.

Energia fóssil
É a geração de energia formada a partir de materiais orgânicos acumulados no subsolo por milhões de anos. Costuma provocar poluição, que contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global.

Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural (convencional e de xisto), o nível de poluentes é bem menor.

Energia nuclear
O urânio é um elemento químico que possui muita energia, que é aproveitada pelas usinas nucleares, para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo. Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

Compartilhar


Compartilhar