Educação Financeira para todos

18 de setembro de 2017

Onde investir, com queda da inflação e dos juros?

A queda de juros muda todo o cenário para investimentos! Com os recentes cortes na taxa básica de juros da economia, as aplicações em fundos atrelados à Selic passaram a ser questionadas por muitos investidores, pois se os juros caem, a rentabilidade das aplicações também é impactada.

Mercado de ações é atrativo, mas requer cautela
Em cenários de crise econômica, é comum que o Governo reduza a taxa de juros para que as pessoas tenham maior acesso ao crédito e aumentem o nível de consumo, impactando diretamente no resultado das empresas, que melhoram suas vendas e voltam a investir na ampliação de seus negócios.

Nesse sentido, investir no mercado de ações pode trazer bons retornos. Apesar do cenário mais favorável, investir no mercado de renda variável requer preparo, conhecimento técnico e um grau de tolerância a riscos.

Embora a aplicação em ações possibilite maior rentabilidade no longo prazo, há dois fatores de alerta nesta modalidade: alto risco e baixa liquidez.

Onde investir, com queda da inflação e dos juros?

Objetivos pessoais ditam melhor estratégia
Portanto, a cada queda nos juros e da inflação, o investidor não deve necessariamente trocar suas aplicações. É aconselhável adotar uma estratégia de diversificação de acordo com os objetivos individuais.

As reservas de emergência, por exemplo, constituídas para suprir situações não previstas, como a perda do emprego, devem ser mantidas em aplicações mais conservadoras, que representam baixo risco e alta liquidez, como os títulos de renda fixa.

Já o dinheiro destinado a planos de longo prazo, como a aposentadoria ou faculdade dos filhos hoje pequenos, pode ser aplicado no mercado de ações, sempre privilegiando empresas sólidas, pois, ainda que ocorram perdas, haverá tempo para recuperar o prejuízo.

Visite nossa seção de Investimentos e aprenda mais sobre o assunto:
http://financaspraticas.com.br/investir/como-investir-meu-dinheiro

Compartilhar


Compartilhar