Educação Financeira para todos

10 de setembro de 2018

O que é criptomoeda?

De forma simples, pode-se dizer que criptomoeda é uma moeda virtual aceita como meio de pagamento em muitos países, incluindo o Brasil. A emissão não passa por uma casa da moeda ou Banco Central: são os próprios usuários que gerenciam o sistema, sem a necessidade de um intermediador ou de uma autoridade central.

São chamadas criptomoedas, pois são baseadas em criptografia: técnica que codifica informação para garantir segurança, de forma que apenas o destinatário possa decifrá-la.

Entenda o que são criptomoedas e como funcionam bitcoins.

O que são bitcoins?
As bitcoins foram as primeiras moedas digitais, ou criptomoedas, e por isso são também as mais conhecidas. São transferidas de uma pessoa para outra, sem passar por um banco ou intermediário. São geradas na internet, por qualquer pessoa que possua um programa gratuito chamado minerador bitcoin.

Cada transação é verificada por vários computadores em uma rede, por meio de uma tecnologia chamada blockchain.

As bitcoins são guardadas na sua carteira digital, semelhante a um banco na internet. Alguns exemplos de como as bitcoins são usadas: você pode comprar jogos, presentes, livros etc. Atualmente, já existem instituições de ensino superior em São Paulo aceitando pagamento de cursos em Bitcoin.

Há muitos mercados de câmbio onde você pode trocar seus bitcoins por dólares, euros, reais etc.

Links relacionados

Bitcoin é investimento?
https://www.financaspraticas.com.br/recursos/perguntas-frequentes/bitcoin-e-investimento

Quais os riscos de comprar Bitcoin?
https://www.financaspraticas.com.br/recursos/perguntas-frequentes/quais-os-riscos-de-comprar-bitcoin

Compartilhar


Compartilhar