Educação Financeira para todos

22 de maio de 2017

Home office: como fazer uma boa gestão de tempo?

Trabalhar em casa pode oferecer diversas vantagens. A busca por maior flexibilidade de horário e pela fuga do trânsito das grandes cidades tem levado um número cada vez maior de pessoas a optarem pelo home office. Mas não contar com a estrutura de uma empresa exige sempre maior planejamento e foco.

Dicas para trabalhar em casa

Projeto home office: escritório em casa personalizado
Como montar um escritório em casa? Providencie equipamentos e móveis necessários para o seu tipo de atividade. Invista em uma internet de boa velocidade, cadeira confortável e iluminação adequada (a luz do sol é sempre bem-vinda). Tenha por perto materiais essenciais para evitar muitas interrupções.

Dê personalidade ao novo local de trabalho, decorando-o como sempre quis, mas não podia no antigo emprego. Apenas tome cuidado para não poluir demais o ambiente e se distrair com muita informação. Se possível, evite usar o seu quarto para essa finalidade.

A ergonomia no ambiente de trabalho é muito importante para não sobrecarregar as costas. A altura correta da tela, o tipo de cadeira, tudo pode influenciar positivamente no seu bem estar. Vista-se de maneira confortável, de modo que esteja pronto para sair de última hora, caso seja preciso.

Veja como tirar mais proveito do home office e fazer o seu trabalho render muito mais

Gestão de tempo no trabalho: Home office e produtividade
Gerencie o seu tempo de forma eficaz. Aproveite essa fase para desfrutar de pequenos prazeres, como dormir melhor, levar os filhos para a escola, tomar um bom café da manhã, realizar atividades físicas, acompanhar as notícias, alimentar-se de forma mais saudável etc. A sensação de que as pendências diminuíram contribui para o aumento da produtividade.

Nesse sistema, a qualidade de vida no trabalho melhora, mas é você quem decide quando começa e termina seu dia de trabalho. Crie e respeite uma agenda semanal, definindo entregas e um horário de expediente. Assim, você poderá se dedicar à sua vida pessoal e ainda honrar os prazos firmados com a empresa.

Reserve momentos específicos para os chamados vilões de tempo no trabalho. Redes sociais, celulares e TV são grandes distrações. A frequente interrupção de familiares e amigos também atrapalha, pois muitos associarão o home office a mais tempo livre. Evite os famosos ataques à geladeira, fazendo as refeições nos horários corretos.

Home office versus socialização
Rotina de trabalho de 12 horas por dia e enfrentar horas de deslocamento não são opções saudáveis, mas ficar trancado em casa o tempo todo também não é o ideal, pois nada substitui as relações humanas.

Recicle conhecimento participando de palestras, workshops, encontrando amigos da área. Se a empresa para a qual você trabalha tiver outros prestadores no modelo de home office, marque de encontrá-los com frequência, para trocar experiências.

Em prol da qualidade de vida no ambiente de trabalho, mudar o ambiente de vez em quando pode ser revigorante para sair da rotina. Com internet, você poderá até mesmo trabalhar de frente para o mar ou rodeado de área verde.

Escritório compartilhado (espaço de coworking) é outra opção. O ambiente, equipado com mesas, internet livre e pontos de energia, é destinado a autônomos e startups, proporciona economia e intenso networking. É possível encontrar locais gratuitos, para onde você também poderá correr, caso fique sem luz ou o seu provedor de internet lhe deixe na mão.

Compartilhar


Compartilhar