Educação Financeira para todos

03 de abril de 2017

Como funciona o sistema de vagas remanescentes do Fies?

As vagas não preenchidas no processo seletivo do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) são disponibilizadas para os interessados, mediante inscrição, de acordo com cronograma.

Foi o que aconteceu recentemente, com as vagas do primeiro semestre de 2017. No dia 20 de março, foram abertas novas inscrições, a serem feitas exclusivamente na página http://fiesselecao.mec.gov.br/

Para concorrer às vagas, os candidatos precisam cumprir a alguns requisitos, tais como:

  • ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010;
  • ter obtido nota mínima de 450 pontos nas provas;
  • não ter tirado nota 0 na prova de redação.

Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Podem participar da seleção inclusive aqueles que já tentaram o financiamento pelo processo seletivo regular e não obtiveram sucesso.

Saiba como funciona o sistema de vagas remanescentes do Fies

Financiamento para estudantes
O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Segundo informações divulgadas pela Agência Brasil, no primeiro semestre de 2017, o Fies ofereceu 150.538 vagas para 1.599 instituições, abrangendo 29.293 cursos.

Confira o cronograma

  • De 25 de março a 22 de maio – período destinado aos estudantes não graduados, inscritos para uma vaga remanescente em curso da instituição em que estão matriculados;
  • De 27 de março a 22 de maio – estudantes graduados, inscritos para uma vaga remanescente em curso da instituição em que estão matriculados.

Para mais informações, acesse:
http://fiesselecao.mec.gov.br/?pagina=faq#conhecendo

Compartilhar


Compartilhar