Educação Financeira para todos

07 de abril de 2017

Como consultar o saldo da conta do FGTS?

A liberação do saque em conta inativa do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), recentemente anunciada, despertou em milhões de brasileiros uma dúvida simples: como consultar FGTS pela internet?

Como localizar o número do NIT ou PIS/PASEP?
Em primeiro lugar, é necessário localizar o número NIT do INSS (autônomos e empregados domésticos, por exemplo) ou o PIS/PASEP (trabalhadores da iniciativa privada e pública).

Você poderá encontrar o NIT e o número do PIS/PASEP na Carteira de Trabalho (CTPS).

Não sabe esses números? Fique tranquilo. É possível consultar o PIS e o NIT na Caixa Econômica Federal gratuitamente em suas agências, assim como pelo número 135, telefone de atendimento da Previdência Social. É preciso confirmar alguns dados pessoais para ter acesso à informação.

Como saber o saldo da conta do FGTS
Pelo site da CEF (www.cef.gov.br), é possível consultar extrato do FGTS detalhado de contas ativas e inativas, alterar endereço para envio do extrato anual e cadastrar o número do celular para receber mensagens com informações sobre todas as movimentações da conta, como os recolhimentos mensais feitos pelo empregador.

Para usar este recurso, informe o número NIT ou o PIS/PASEP e cadastre uma senha de acesso em seguida. Também é consultar extrato do FGTS com o cartão cidadão, para quem o tiver.

Saiba como consultar o saldo da conta do FGTS pela internet

Aplicativo para consulta de FGTS
Já existem aplicativos gratuitos para smartphones com sistemas operacionais Android (na Google Play), iOs (na App Store) e Windows (na Windows Store). Ao baixá-los, também será necessário informar o NIT ou PIS/PASEP e cadastrar uma senha para ter acesso exclusivamente ao saldo das contas do FGTS.

Como consultar FGTS na agência e posto de atendimento?
Para o trabalhador com dificuldade de acesso à internet, é possível solicitar o extrato do FGTS em uma agência da Caixa Econômica, portando documento de identidade e Carteira de Trabalho. Para quem tiver o Cartão Cidadão, o saldo também pode ser consultado nos diversos postos de atendimento da Caixa espalhados pelo País.

Para mais informações, acesse:
Extrato do FGTS
http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos-online/extrato-fgts.asp

Contas Inativas
http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx

Compartilhar


Compartilhar