Educação Financeira para todos

Você pode usá-los para viajar, para presentear alguém, para controlar a mesada do seu filho... As funções são várias, todas à sua disposição. Tem aproveitado este meio de pagamento? Que tal conhecê-lo melhor? Aproveite!

Cartão pré-pago

O que são?
O descontrole financeiro é a principal causa da inadimplência do brasileiro. Uma alternativa para driblar esse problema é fazer uso dos cartões pré-pagos, que são ótimos instrumentos de controle do orçamento, além de uma forma segura e prática de o consumidor substituir o dinheiro na hora do pagamento de contas.

A dinâmica é como a de um telefone pré-pago, tão popular entre os brasileiros, em que o usuário sabe exatamente o quanto gasta, pois carrega o aparelho de acordo com as suas possibilidades. No cartão pré-pago, você carrega o meio de pagamento de acordo com as suas contas e gasta apenas o que está programado.

Que tal saber mais sobre esse meio de pagamento?

Instrumento de inclusão e educação financeira
O plástico pré-pago pode ser visto, também, como instrumento de inclusão social: é uma ferramenta que insere a população não bancarizada no mundo dos pagamentos eletrônicos, mais convenientes, seguros e que permitem um maior controle dos gastos.

Além disso, o cartão pré-pago pode ser considerado um excelente aliado da Educação Financeira. Como? Com a ferramenta, ao determinar o saldo disponível no cartão, os pais acabam forçando os filhos a se planejarem para não gastarem mais do que podem.

Em alguns produtos, os portadores dos cartões podem sacar, guardar dinheiro para necessidades futuras ou comprar em estabelecimentos credenciados, como cinema, lanchonetes etc.

Já os pais, podem controlar os gastos dos filhos, uma vez que, na maioria dos produtos, todos os saques ou compras são debitados no saldo da sua conta corrente.

Entre os cartões pré-pagos mais conhecidos, além dos destinados à mesada, estão os pré-pagos de viagem e os vale-presentes.

Compartilhar