Educação Financeira para todos

Escolher entre usar seu cartão de débito ou seu cartão de crédito não é uma decisão sem importância. Um cartão de crédito é uma ferramenta do tipo "compre já, pague depois" e um cartão de débito é uma ferramenta do tipo "compre já, pague já". Ambos os cartões têm funções importantes em seu plano de controle financeiro.

Débito ou crédito?

Um cartão de débito tem ligação com sua conta corrente. Quando você usa um cartão de débito, o dinheiro é subtraído da sua conta. Por outro lado, um cartão de crédito é um empréstimo garantido que uma instituição financeira dá a você. Usar um cartão de crédito significa que você pretende reembolsar o valor em uma data pré-definida - e geralmente sem juros, caso você efetue o pagamento de uma só vez.

Com um cartão de débito, você pode fazer compras em muitos pontos comerciais sem ter de levar dinheiro em espécie ou se lembrar do seu talão de cheques. Basta apresentar seu cartão de débito em qualquer lugar que tenha convênio com o seu cartão, que exiba o logotipo do mesmo, e digitar a senha da sua conta corrente. Com o cartão de débito, o valor da compra será deduzido imediatamente de sua conta corrente.

Débito ou crédito?

Compartilhar