Educação Financeira para todos

Dentro de cada rede de cartão, o emissor pode fazer parcerias com outras empresas, como supermercados, lojas de departamento, companhias aéreas, que oferecem vantagens para o consumidor e para as empresas (uma série de serviços é oferecida também às pessoas jurídicas, com o objetivo de ajudá-las a controlar melhor suas finanças).

Tipos de cartão

Sendo assim, confira os diversos tipos de cartão, a fim de escolher aquele que mais se adapte à sua necessidade:

Cartão institucional
Emitido pelo banco em que você tem conta e que, em geral, é oferecido na abertura da conta corrente, sendo que o limite depende do saldo que tem em conta e de outros produtos contratados. 

Fazem parte deste grupo os cartões múltiplos que, como o próprio nome sugere, têm múltipla função e funcionam como cartões de débito e crédito ao mesmo tempo.

Cartão corporativo ou cartão empresarial
São os cartões adquiridos por empresas e fornecidos para os funcionários que incorrem em gastos em nome da empresa. 

Este tipo de cartão facilita o gerenciamento de caixa das empresas de qualquer porte ou segmento, pois podem evitar os procedimentos de reembolso e facilitam a prestação de contas. Esta modalidade é oferecida apenas por alguns emissores.

Cartão co-branded
Também conhecido como cartão de marca compartilhada, este cartão reflete uma parceria em vendas e marketing cujo objetivo é fidelizar o cliente.

Esse tipo de cartão carrega o logotipo da empresa associada, trazendo vantagens específicas para seus associados como, por exemplo: milhas áreas e descontos progressivos nas compras.

Cartão de afinidade
É a parceria entre o banco emissor com organizações não lucrativas. Trata-se de um cartão que possui um apelo que tem como objetivo identificar o cliente com a empresa, sendo que o mesmo opta por contribuir financeiramente, mesmo que indiretamente, com essas organizações. Nesse tipo de cartão, o cliente é informado quanto e como ele está contribuindo com a empresa.

Cartão pré-pago
Neste tipo de cartão o limite é determinado pelo próprio associado, que credita uma determinada quantia no cartão. Esta é uma de suas vantagens: um controle mais rigoroso dos gastos.

Tipos de cartão

Compartilhar