Educação Financeira para todos

Usar seu cartão de crédito de forma consciente significa, além de controlar seus gastos, estar ciente dos custos envolvidos.

Custos e serviços

Alguns emissores de cartões cobram uma anuidade, que é o valor que você deve pagar para ter um cartão ou para renová-lo. Outros bancos cobram ainda taxas para aprovar uma solicitação de cartão adicional, por atraso de pagamento, por saques emergenciais, por ultrapassar seu limite de crédito ou para manter um cartão inativo.

Leia cuidadosamente seu contrato quando solicitar o cartão, para que conheça todos os termos e condições, e confira mensalmente seu extrato.

Alguns serviços 

Saques emergenciais com cartões de crédito
Esse serviço é oferecido aos portadores de cartão que estão fora de seu país de origem e tentam efetuar saque em moeda local através de um caixa automático, mas não conseguem. Verifique com seu emissor os detalhes desta operação.

Seguros e milhas
Os cartões ainda oferecem segurança e prêmios aos usuários. Por exemplo: ao comprar uma passagem aérea utilizando o cartão de crédito, vale checar se o plástico não fornece seguro e assistência à sua viagem, como atendimento médico e odontológico, seguro-bagagem, veículo etc.

Além disso, existem os famosos planos de milhagens e prêmios que, ao gastar determinada quantia no cartão, o portador tem direito a passagens e brindes pela utilização do plástico.

Em resumo, sabendo utilizá-lo na medida certa, o cartão de crédito pode se transformar em um grande aliado de seus dia-a-dia!

Mobile payment: o celular vai às compras e paga a conta
Já imaginou aproximar o celular da máquina do cartão para pagar uma compra, sem a necessidade de apresentar o plástico? Com o NFC isso é possível. Você já ouviu falar dele? Na tradução literal, a sigla NFC (Near Field Communication) tem algo a ver com proximidade de comunicação.

Em termos mais técnicos, NFC é uma tecnologia sem fio de curto alcance, que permite a comunicação entre dispositivos próximos. Padrão adotado pela indústria financeira para pagamentos por proximidade através de celulares, o NFC oferece grande flexibilidade e possibilidade que cartões de crédito, débito, tíquetes e o pagamento de transportes sejam integrados a um telefone celular.

$M$
Outra solução, que permite fazer compras utilizando o celular como cartão de crédito e débito, exige apenas que o comprador forneça, na hora do pagamento, o número do celular e o nome do banco emissor do cartão – sem a necessidade de apresentar o plástico. 

Assim que o pagamento é processado pelo banco e pela administradora do cartão, o portador recebe uma mensagem de texto no celular (SMS), que deverá ser respondida confirmando o valor da compra.

Custos e serviços

Compartilhar