Educação Financeira para todos

Este meio de pagamento ganha cada vez mais espaço entre os consumidores, pela praticidade, segurança e comodidade que oferece. Afinal, realizar um sonho de consumo hoje e poder pagar só depois é sempre bom, certo? Mas será que você conhece bem este recurso?

Cartão de crédito

É bastante comum confundir o significado de alguns termos. Confira a seguir um pequeno glossário com as principais definições deste segmento:

Portadores de cartão – o portador titular é aquele que contrata o cartão de crédito junto a um emissor e o possui para adquirir bens e/ou serviços em estabelecimentos credenciados. Pode ainda indicar pessoas para fazerem uso de cartões adicionais, porém como seus dependentes. 

Emissores – são as pessoas jurídicas responsáveis pela emissão do cartão e pelo relacionamento com o portador parar qualquer questão decorrente da posse, uso e pagamento das despesas do cartão. Os cartões podem ser emitidos por instituições financeiras e não financeiras. Há diferença entre elas:

  • as instituições financeiras emitem e administram os cartões (funções de crédito, , débito e/ou pré-pago) com rede própria ou de terceiros e concedem financiamento aos portadores.
  • já as instituições não financeiras, apesar de emitirem e administrarem cartões próprios, não têm aptidão de financiar os portadores. Por isso, não podem emitir cartões de crédito.

Credenciadoras – comumente chamadas também de adquirentes. São as empresas que credenciam estabelecimentos comerciais para aceitação dos cartões como meios eletrônicos de pagamento na aquisição de bens e/ou serviços. Viabilizam a liquidação dos pagamentos decorrentes o uso dos cartões junto aos Credenciados.

Credenciados – são os estabelecimentos comerciais mencionados acima. Você poderá identificá-los no dia a dia por normalmente serem identificados com as marcas das Bandeiras. 

Bandeiras – pessoas jurídicas que oferecem a organização, estrutura e normas operacionais necessárias ao funcionamento do sistema de cartão. A rede licencia o uso de sua logomarca para cada um dos emissores e credenciadoras.

Mais fácil de entender agora o funcionamento deste sistema? É muito importante ter essa compreensão, para que possa utilizar seu cartão de crédito de forma mais consciente, sabendo exatamente a quem recorrer quando precisar. Pense nisso!

Mais informações: 
http://www.abecs.org.br/filesAbecs/cartilha/k32lk43h2lk3-cartilha.pdf

Cartão de crédito

Compartilhar