Educação Financeira para todos

Quem vai viajar certamente deve ter escolhido o cartão como um dos principais itens da bagagem, já que pode ser aceito em diversos estabelecimentos na maior parte do País e no exterior, além de ser mais prático e seguro de carregar do que o dinheiro em espécie. 

Cuidados com seu cartão

Mas, mesmo com tanta praticidade e segurança, o cartão não dispensa cuidados ao ser levado na viagem. Afinal, ninguém quer trazer problemas em vez de boas lembranças na volta do passeio, certo?

Tenha em mãos os telefones de emergência
Anote os dados relevantes do cartão em um lugar seguro, além de levar sempre com você os números de atendimento de emergência. Eles podem ser úteis, caso tenha de bloquear o cartão por perda ou roubo, principalmente se estiver em viagem internacional. 

Neste último caso, informe-se ainda sobre qual o melhor número para ligar, uma vez que os números 0800 só funcionam no próprio país de origem. 

Leve poucos cartões e guarde-os em segurança
Ainda que você tenha muitos cartões, o ideal é levar apenas um ou dois na viagem. Além de mais seguro, isso permite que você tenha mais controle sobre seus gastos. 

Na hora da escolha, dê preferência ao cartão com maior limite de crédito, o que lhe dá mais flexibilidade para realizar suas compras. O limite consta na própria fatura do cartão, mas você também pode conferi-lo entrando em contato com o atendimento do banco emissor ou no site da instituição.

Quando for sair com o seu cartão, procure guardá-lo em um cinto próximo ao corpo e não dentro de bolsas ou carteiras. Caso não precise do cartão, deixe-o guardado em um cofre do hotel, em vez da mala. 

Atenção às cobranças
Muitos estabelecimentos comerciais, como locadoras de carro, hotéis e restaurantes, pedem ao consumidor o número do cartão como garantia de pagamento.

Se isso ocorrer, fique atento para efetuar o pagamento com o cartão cujo número você forneceu ao estabelecimento. Caso contrário, você pode ser cobrado duas vezes. Algumas pessoas optam por pagar em dinheiro ou ainda trocam de cartão, porque a data de vencimento é mais adequada, e são surpreendidos pela cobrança indevida. 

Para evitar surpresas do tipo, guarde todos os recibos de compras e transações. Além de ajudar a controlar os gastos, eles vão ajudá-los a conferir algum erro quando a sua fatura de cartão de crédito chegar.

Analise-a com cuidado, comparando com os recibos, e em caso de algo suspeito, comunique o fato ao banco emissor.

Pré-pago: opção de uso no caixa automático
Caso tenha a possibilidade de usar o caixa automático, mas também receio de ser vítima de furto ou roubo, você pode ainda optar pelo cartão pré-pago internacional ou TravelMoney, que é protegido por senha e permite ser recarregado à distância.

Além disso, um único cartão aceita cargas simultâneas em diversas moedas locais, entre elas, o dólar americano, australiano e canadense, euro, libra esterlina, peso argentina ou até yuan, por exemplo. Os saques e as compras também são realizados na moeda do país de destino, evitando a variação cambial.

Cuidados com seu cartão

Compartilhar