Educação Financeira para todos

Diante de tantos avanços da tecnologia e de toda a praticidade que proporciona, há um item que precisa ser observado: a segurança.

Golpes por telefone

Empresas dos diferentes segmentos se mostram cada vez mais focadas em segurança e apresentam soluções aos seus clientes, de forma a minimizar riscos. Porém, cabe também ao consumidor estar atento a ameaças comuns, mas que podem passar despercebidas.

Constantemente há alertas sobre novas modalidades de golpe, visando roubar dados dos consumidores. Em uma recente, por exemplo, clientes de instituições emissoras de cartões de crédito têm recebido ligações telefônicas de golpistas se passando por funcionários. 

Como abordagem, alegam que os cartões foram clonados e procuram obter dados dos clientes, fazendo-se passar por representantes do Departamento de Segurança do banco ou da administradora do cartão.

Geralmente, comunicam ao portador do cartão que algumas compras recentemente realizadas chamaram a atenção por fugirem do seu perfil de compra, e destacam algumas delas, prontamente recusadas pela vítima.

Para regularizar a situação, o “funcionário” solicita dados do portador, como número do cartão e código de segurança, que se localiza no verso do plástico.

O golpe pode parecer óbvio, mas na correria do dia a dia, as pessoas podem estar mais vulneráveis e cair sim em situações como essas.

Fique atento!
As instituições emissoras costumam ligar para o cliente, quando identificam alguma transação considerada “diferente” do perfil de compra do portador do cartão. No entanto, não são solicitados dados do plástico, como número e código de segurança. Jamais passe essas informações, caso seja abordado dessa forma.

Confira algumas dicas de segurança:

  • nunca forneça dados do seu cartão, a não ser que você tenha iniciado o contato com a Central de Atendimento;
  • caso esse tipo de abordagem aconteça com você, mantenha-se tranquilo e peça mais detalhes;
  • certifique-se, antes de tomar qualquer atitude. Faça uma pesquisa sobre a empresa autora da chamada e ligue na Central de Atendimento, cujo número consta no site da empresa ou no verso do cartão;
  • Informe ao emissor do seu cartão caso alguém solicite dados pessoais, ligando para o número impresso no verso do plástico. 

Para saber mais sobre o assunto, visite a página de segurança da Visa:
www.dicasdesegurancavisa.com.br

Golpes por telefone

Compartilhar