Educação Financeira para todos

Hoje, você pode fugir das filas dos bancos e resolver praticamente tudo relacionado a serviços bancários pela internet e pelos aplicativos disponíveis, também no celular.

Internet banking: como acessar sites de bancos com segurança?

Para os mais resistentes à tecnologia, temerosos com a segurança, basta ficar atento a alguns cuidados, visando se proteger e evitar problemas. Cuidar do seu planejamento financeiro inclui aprender a usar melhor o seu tempo. Confira as dicas!

Atenção à rede
Procure efetuar suas transações bancárias pela internet utilizando sua própria rede Wi-Fi. Evite redes sem fio públicas ou pouco confiáveis, ainda que use seu próprio notebook ou celular.

Nada de acessar o internet banking de computadores de uso coletivo. Nunca acesse o site de seu banco a partir de computadores de hotéis, pousadas e outros locais públicos. Por mais cuidado que os administradores tenham com as máquinas, é sempre possível que um criminoso instale algum software para capturar informações de outras pessoas.

Atualize-se quanto aos recursos disponíveis
Periodicamente, os grandes bancos costumam aprimorar seus recursos de segurança, informando aos usuários as mudanças, logo ao acessar a conta bancária via internet.

Procure ler as informações com atenção e dedique algum tempo para baixar ou atualizar essas ferramentas. No caso do uso de token, guarde-o com a máxima segurança. Você pode optar pelo envio de SMS para avisos de segurança ou mesmo instalar aplicativos no seu celular, ou mesmo no computador.

Mudança de senha
Procure memorizar suas senhas, mudando-as periodicamente. Na hora de definir uma nova, procure escolher algo difícil de ser descoberto por alguém, mas, ao mesmo tempo, que seja fácil de você memorizar.

Nada de referências comuns, a datas de aniversário, placas de carro, número de telefone etc.

Monitore bem suas transações
Evite fazer outras tarefas, enquanto estiver utilizando serviços bancários pela internet. Concentre-se nessa operação, observe sinais de que está, realmente, em ambiente seguro.

Por exemplo: digitando número da agência e conta, você deve visualizar nessa etapa o cadeado indicando que o site é seguro. Depois, verifique se o seu nome está correto, aguardo o teclado virtual aparecer. Acompanhe os avisos de segurança e cumpra todas as etapas recomendadas pelo seu banco, neste caso.

Atenção aos e-mails
Evite abrir o site do seu banco a partir de links enviados por e-mail. Muito cuidado com orientações que chegam até você dessa forma.

Os bancos evitam ao máximo esse tipo de comunicação, salvo situações em que o próprio correntista pediu algo, algum esclarecimento. Mas, pensando nisso, os bancos têm disponibilizado os chats online, logo ao acessar a conta.

Infelizmente, hoje há golpes realizados até mesmo por telefone. Não forneça informações pessoais, nem os dados da sua conta bancária, e muito menos a sua senha! Desconfie sempre. Caso alguém ligue para você, identificando-se como atendente do banco onde você é correntista, opte por entrar em contato depois, retornando a ligação a partir de um número de telefone que você conheça, ou possa realmente se certificar de que está ligando para a sua agência.

Outras dicas

  • Mantenha instalado em seu computador um bom antivírus, cuidando de sua atualização com frequência.
  • Nunca abra arquivos ou clique em links de origem desconhecida. Eles podem conter vírus, como o “Cavalo de Tróia”, que ficam ocultos para o usuário e permitem a ação de fraudadores sobre todos os seus dados, a partir de informações capturadas após o seu uso.
  • Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, políticas de segurança e a confiabilidade da empresa;
  • Procure acessar sites que possuam o Selo de Certificado Digital de segurança e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu computador) de sites que conheça e saiba que são confiáveis.
  • Acompanhe periodicamente os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco.
  • Seguindo as lições básicas de Educação Financeira, fique sempre atento às movimentações em sua conta-corrente e ao acessar o site do seu banco. Se estiver em dúvida sobre a segurança da operação bancária que executou, entre em contato com o banco ou com o seu gerente.

 Para saber mais, acesse:
https://portal.febraban.org.br/

Internet banking: como acessar sites de bancos com segurança?

Share