Educação Financeira para todos

Basta uma rápida olhada no seu orçamento, que você logo percebe o número de prestações que tem que pagar todos os meses. Água, luz, telefone, escola do filho, crediário da geladeira e do celular, financiamento do carro, do computador, da casa etc. A cada mês que passa parece que o número de prestações aumenta.

Proteção financeira

Mas, e se alguma coisa acontecer com você? E se você perder o emprego, sofrer um acidente que lhe impeça de trabalhar, mesmo que temporariamente, ou ainda pior, se você simplesmente vier a falecer?

Ao contrário do impacto emocional, para o qual é difícil se preparar, é possível reduzir o impacto financeiro. O seguro de proteção financeira foi desenvolvido para isso, para garantir sua capacidade de manter suas prestações em dia, mesmo que algum desses eventos aconteça. 

Como funciona o seguro?
Se você perder o emprego de forma involuntária, ou for vítima de acidente ou doença que leve à invalidez temporária, você terá garantido o pagamento de três a seis prestações. Somente nos casos de falecimento, ou invalidez permanente, é possível garantir um prazo maior de pagamento: de até 12 prestações.

Existem, contudo, algumas restrições. Como o seguro foi desenvolvido para garantir a sua proteção em caso de desemprego involuntário, se você aderir a um Programa de Demissão Incentivada, for demitido por justa causa ou se aposentar não terá direito à cobertura.

Já nos casos de invalidez (temporária ou permanente) ou de morte, você não terá direito à cobertura se o afastamento for decorrente de doença pré-existente, ou no caso das mulheres, no evento de parto ou aborto. Como era de se esperar, também não são indenizados acidentes causados por uso de drogas ou prática de atos ilícitos.

Pacotes permitem custo reduzido
Hoje em dia, o seguro de proteção financeira já é oferecido por algumas empresas de utilidade pública (ex. luz e telefonia), varejistas (eletrônicos, material de construção e supermercado), instituições financeiras (financeiras, consórcios e bancos) e até mesmo escolas. Afinal, em todos os casos você efetua um pagamento mensal.

O custo do seguro varia de acordo com o tipo de proteção contratado. Mas, não é preciso se preocupar com o peso no orçamento, pois como em geral estas empresas e instituições contratam a cobertura para vários clientes em pacote, é possível oferecer um custo bastante reduzido por segurado.

Proteção financeira

Compartilhar