Educação Financeira para todos

Você tem o hábito de planejar tudo e, com as finanças, aprendeu bem rápido as lições: sua planilha de orçamento é perfeita, as contas seguem em dia, consegue poupar todo mês, mas... Você não concretiza uma meta da sua lista! O que, afinal, será que está faltando?

Coloque em prática

O segredo do planejamento financeiro está no equilíbrio: entre o gastar e o poupar, entre o querer e o precisar, entre o viver o presente e o pensar no futuro, entre refletir e agir.

Isso significa que o ato de planejar demais, controlar cada passo, cada decisão, pode “travar” você, caso não se permita realizar e aprender errando, se necessário.

Outro motivo: seja mais preciso em seus objetivos. Olhe atentamente para sua lista e analise suas metas. Determine o grau de prioridade de cada uma e depois, procure detalhá-las.

Dedique-se a um objetivo por vez, pelo menos no início. Quando você olha para a lista como um todo, começa a refletir demais sobre cada item e acaba não chegando a resultado prático com nenhum. Isso causa uma sensação de “não consigo”, o que adia ainda mais a realização de qualquer sonho.

E como fazer?
Imagine que a sua lista contenha itens como: trocar de carro, reformar a casa, redecorar o quarto das crianças, realizar a viagem dos sonhos com a família. Para cada um desses objetivos, você precisa incluir detalhes, elementos que lhe permitam traçar uma estratégia.

Estabelecida uma suposta prioridade (1. Troca do Carro; 2. Reforma da Casa; 3. Redecoração do quarto e 4. Viagem dos sonhos), procure detalhar cada item, o máximo que puder, como no exemplo abaixo:

Prioridade 1. Troca do carro
Qual carro você possui hoje? Quanto ele vale? Qual carro pretende comprar e quanto custa? Quanto dinheiro você tem disponível para a compra? De quanto tempo precisa para juntar o restante e quanto precisa poupar por mês? Está disposto a financiar? Quanto seria financiado e em quantas parcelas? Qual a taxa de juro?

Respondidas as questões acima, você poderá determinar o prazo real para atingir seu objetivo e terá uma estratégia bem definida. Lembre-se de considerar, também, os custos com documentação, IPVA, seguro do carro e eventuais acessórios.

Prioridade 2. Reforma da casa
O que, exatamente, precisa ser feito na casa? Pretendem morar nela por quanto tempo? Qual a melhor época do ano para realizar esta reforma? Quanto será gasto em material e mão de obra (lembre-se de ter, no mínimo, três orçamentos diferentes).

Quanto você tem disponível e com quais outros recursos poderá contar (décimo terceiro, dinheiro das férias etc.). Pretende financiar essa reforma?

Prioridade 3. Redecoração do quarto
Considerando a conclusão da reforma da casa e a compra do carro, quanto vocês pretendem gastar nesta decoração? Além da pesquisa de preços, pense em reaproveitar móveis e buscar projetos alternativos.

Prioridade 4. Viagem dos sonhos
Qual a melhor época do ano para a realização deste sonho (lembrando que, para reduzir custos, é sempre indicado fugir dos meses de temporada)? Quais lugares pretendem visitar? Quantas pessoas irão? Quais os custos, incluindo passagem, estadia, documentação, alimentação, transporte local e passeios? Quanto vocês já possuem e quanto precisam juntar? 

Agora, a sua vez!
Com base neste exemplo, inspire-se e defina suas prioridades. Estabeleça sua estratégia e coloque seus planos em pratica. Para que seu projeto ganhe força, procure compartilhá-lo com sua família, envolvendo cônjuge e filhos. Experimente e comece hoje mesmo a realizar seus sonhos!

Coloque em prática

Compartilhar