Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

Pronto para iniciar um novo ciclo? Experimente planejar algo realmente importante, prioritário, na sua vida, determinando um prazo para realizá-lo. Isso lhe dará motivação para alcançar objetivos e metas.

Ano Novo: organize suas metas profissionais e pessoais para 2018!

Inspire-se para cuidar bem das suas finanças em 2018 e realizar muitos sonhos. Aproveite, também, para relembrar as etapas de um bom planejamento financeiro, para conduzir bem o seu:

  • economizar dinheiro;
  • controlar os gastos;
  • organizar a vida financeira;
  • poupar dinheiro;
  • investir.

Estabelecer e organizar metas profissionais e pessoais garantem motivação
Mas, para que o planejamento anual aconteça, você precisa de uma palavra mágica, que pode fazer toda a diferença no resultado final: motivação.

Para se sentir motivado, você precisa ter objetivos. Quais metas você gostaria de alcançar? Uma meta financeira se aproxima de algumas situações comuns em nossa vida.

Imagine, por exemplo, que você começa hoje uma dieta. Para não desistir dela, sugere-se estabelecer quanto se quer emagrecer, ou até mesmo qual tamanho de roupa você quer vestir em determinado evento (casamento, baile de formatura etc.), para realmente se inspirar. Quanto mais específico for seu objetivo, maior a sua vontade de atingi-lo.

No planejamento financeiro a dinâmica é a mesma. Especificando o que quer atingir e estabelecendo uma estratégia eficaz, que possa ser realizada aos poucos, sem radicalizar e fazer grandes sacrifícios, você chega lá!

Como fazer seu planejamento financeiro funcionar!
Uma meta eficiente no planejamento financeiro deve seguir os seguintes critérios, veja só:

  • Deve ser específica: respondendo à questão “para que” você quer tal coisa... Por exemplo: sua meta é poupar dinheiro, certo? Mas para quê? O que pretende fazer com o dinheiro?
  • Precisa ser uma meta mensurável – isso significa que você pode medi-la, quantificá-la. Por exemplo: você quer fazer uma viagem que lhe custará R$ 3 mil.
  • Recomenda-se que seja atingível – estabeleça uma meta possível de ser realizada. Caso contrário, você vai ficar frustrado por não ter conseguido concretizá-lo.
  • A meta precisa ser específica e relevante – planeje algo realmente importante, prioritário, na sua vida. Não perca seu tempo, suas energias e seu dinheiro com algo que não irá lhe acrescentar grande coisa no futuro.
  • Importante ser previsível – estipule um prazo para atingir seu objetivo. Sua estratégia ganha novo ânimo e fica muito mais eficiente, quando você sabe que seu sonho tem data para se realizar.

Como traçar metas de ano novo?
Em resumo, sua meta deve responder às seguintes questões:

  • o que você quer?
  • para que você quer?
  • qual quantia precisa para isso? Como guardar esse dinheiro?
  • em quanto tempo espera realizar sua meta?

Acompanhe os resultados alcançados
Você vai precisar de algum tempo para alcançar objetivos e metas e isso é bastante natural, certo? Procure avaliar como tem evoluído em sua estratégia. Você sabe como?

Assim como na dieta você monitora seu desempenho na balança e pelas roupas que veste (se estão mais largas ou não), no planejamento financeiro você deve acompanhar de perto sua planilha de orçamento (se está poupando o que deveria) e suas finanças (conta corrente, investimentos, financiamentos, dívidas etc.).

Veja se você está indo na direção certa. Caso note que não está conseguindo, faça ajustes para que isso ocorra. Seja disciplinado e persistente. Sucesso!

Ano Novo: organize suas metas profissionais e pessoais para 2018!

Compartilhar