Educação Financeira para todos

Compromissos profissionais, cuidados com a casa, família, filhos. Na correria para conciliar tantas tarefas e funções, é hora de refletir: quanto tempo você dedica à realização dos seus sonhos?

Sonhar e realizar: planejamento financeiro para mulheres

A Educação Financeira, por meio do planejamento financeiro, é o caminho para que você atinja seus objetivos. Afinal, quase tudo o que desejamos envolve a tarefa de juntar dinheiro, concorda?

As metas servem de fator de motivação para que mantenha seu foco. Procure distingui-las entre curto, médio e longo prazo para qualquer aspecto da sua vida, seja de ordem pessoal, educacional, social ou financeira.

  • Metas de curto prazo – são aquelas que você pretende realizar em menos de um ano.
  • Metas de médio prazo – são os objetivos que você espera concretizar dentro de um a cinco anos.
  • Metas de longo prazo – são aquelas que você imagina realizar em, no mínimo, cinco anos.

Para buscar o sucesso do seu planejamento financeiro, procure incluir essas metas em seu orçamento mensal, a fim de começar a torná-las realidade. Para isso, é preciso ter disciplina. Metas realistas têm cinco características básicas. São:

  • Específicas – as metas inteligentes são específicas o bastante para sugerir uma ação. Exemplo: procure poupar dinheiro suficiente para comprar uma geladeira, não apenas poupe dinheiro.
  • Mensuráveis – você precisa saber quando atingiu sua meta ou a que distância está dela. Exemplo: a geladeira que pretende comprar custa R$ 2.500 e você tem R$ 1.200 já poupados.
  • Atingíveis – suas metas devem ser razoáveis e possíveis de serem realizadas. Exemplo: sei que posso poupar metade do dinheiro que ganho todo mês para atingir minha meta dentro de um ano.
  • Relevantes – A meta precisa ser de bom senso. Você não vai querer trabalhar para chegar a uma meta que não se encaixa em suas necessidades. Exemplo: Você não precisa poupar dinheiro para comprar 18 pares de sapatos.
  • Previsíveis – - Estabeleça uma data alvo definida. Exemplo: Pretendo comprar minha geladeira até o final desse ano.

Procure ser bastante clara e detalhista na hora de definir seus objetivos, para assim traçar uma estratégia eficiente de realização. Sucesso!

Sonhar e realizar: planejamento financeiro para mulheres

Compartilhar