Educação Financeira para todos

Diante de tantas tarefas a conciliar durante o seu dia, é comum as mulheres esquecerem um tema bastante importante: o planejamento financeiro. 

Pense mais em você

Este planejamento deve incluir não apenas as contas da casa, interesses e necessidades da família, como também seus sonhos e despesas para o seu bem estar.

Uma das principais vantagens do planejamento é a realização de sonhos!

Ao elaborar um orçamento, é possível entender melhor a situação financeira atual, estabelecer uma estratégia e avaliar o esforço necessário para atingir determinado objetivo.

Além disso, o planejamento, assim como uma dieta, ajuda a rever hábitos, trazendo a motivação necessária para começar a poupar.

Confira as dicas e cuide do seu dinheiro!

  • Você é prioridade: solteiras ou casadas, as mulheres têm como hábito pensar mais nos outros do que em si próprias. Procure compreender melhor suas necessidades e priorize-se: você precisa estar bem, para pensar nos outros!
  • Defina suas metas: defina seu objetivo e desenvolva um plano de ação para alcançá-lo. Seja bastante precisa, pois só assim é possível controlar o progresso.
  • Evite adiar decisões: nada de insegurança. Prepare-se, informe-se bem e realize!
  • Elabore o seu orçamento: em geral, as mulheres têm uma boa noção de gastos individuais, mas não costumam saber quanto esse gasto representa no orçamento familiar.
  • Construa sua reserva de emergência: proteja seu dinheiro dos imprevistos, poupando para construir uma reserva de emergência. Assim, caso algo extraordinário aconteça, o dinheiro guardado poderá ser usado, sem impactar o seu bolso.
  • Decida, ou compartilhe decisões: tome as rédeas da sua vida financeira e não delegue essa responsabilidade a ninguém. No casamento, aprenda a compartilhar decisões e mantenha-se informada sobre a situação financeira do casal. Nunca deixe de se envolver em questões relacionadas à administração financeira do novo lar, com a intenção de evitar discussões sobre dinheiro. 

Cuide da sua qualidade de vida
Para cumprir suas tarefas do dia a dia e conciliar tantas atividades, aprenda a ver-se sempre em primeiro plano. Cuide primeiro de você, do seu bem estar físico e emocional para, depois, zelar por tudo à sua volta.

Trata-se de uma mudança que não acontece de um dia para outro. Envolve uma revisão de atitudes, valores, postura em relação à vida. Estabeleça um passo a passo, vá mudando um pouco por vez e, quando menos perceber, terá mudado!

Aprenda a dizer não quando necessário e respeite seus limites. Corpo e mente agradecem!

Pense mais em você

Compartilhar