Educação Financeira para todos

Há mulheres que sonham com a maternidade desde muito cedo. Já outras, em algum momento da vida, são despertadas por este desejo. O importante, independentemente da situação é: planejar a realização deste sonho.

Maternidade

Além dos cuidados especiais com a saúde e do momento pessoal da mulher, há muitos outros aspectos a considerar, entre eles o planejamento financeiro. Por mais que o relógio biológico e a ansiedade tenham pressa, é fundamental se organizar, estruturando sua vida financeira para acolher muito bem o seu bebê e proporcionar a ele toda a segurança que você puder.

A seguir, você confere uma série de tópicos que vão ajudá-la neste planejamento. Prepare-se!

Carreira
Qual o seu momento profissional hoje? Planeja algum curso de especialização ou tem enfrentado muita pressão no trabalho? Tem vontade de mudar de emprego? Sua situação é instável? Seu afastamento em função da licença maternidade poderia prejudicá-la de alguma forma?

Momento pessoal
Seu cônjuge está pronto para a chegada de um bebê? Receberia bem e dividiria essa responsabilidade com você? Caso a decisão seja unilateral, pense melhor a respeito. O relacionamento de vocês está bem? Ter um filho impacta a vida de ambos.

No caso de uma produção independente, questione-se: está realmente pronta para assumir toda a responsabilidade que esta decisão envolve? Conta com pessoas à sua volta que poderão lhe ajudar no dia-a-dia?

Perfil
Você adora viajar e sair com frequência? Está preparada para um período de “calmaria”, ficando mais caseira e abrindo mão das viagens por algum tempo? 

Plano de saúde
Você tem convênio médico e cuida da sua saúde? Tem hábitos saudáveis e faz exames periodicamente? Está satisfeita com a cobertura do seu plano ou está na hora de revê-lo? O plano de saúde cobre as despesas que você vai ter com o parto? Há algum tipo de carência? Seu bolso lhe permite pagar convênio para o bebê?

Orçamento
Como anda a sua saúde financeira? Tem o hábito de preencher e monitorar sua planilha com frequência? Suas contas estão no vermelho?

Em relação às compras por impulso, responda: você está pronta para rever suas prioridades e abrir mão de alguns gastos? Organize-se!

Seu espaço
A casa ou apartamento onde mora tem espaço para mais um? Lembre-se que, com o bebê, virão todos os seus pertences: banheira, trocador, carrinho, cadeira do carro, bebê conforto, brinquedos de todos os tipos... isso sem falar nas roupinhas, sapatinhos, cobertores e mantas, pacotes de fralda e presentes.

Rotina
Meses após o nascimento do bebê, você pretende retornar ao trabalho? Onde ficará o seu filho? Está pronta para os custos com creche ou babá?

Tudo no tempo certo
Lembre-se: o fato de querer engravidar não garante que seu objetivo se concretize no seu tempo. Controle sua ansiedade e, enquanto isso, vá organizando sua vida e planejando suas finanças da melhor forma.

Caso seja necessário se submeter a tratamentos de fertilização, lembre-se de dois aspectos bem importantes:

  • o alto custo desses tratamentos, que pode demandar várias tentativas;
  • o prazo variável para resultados – há pessoas que se submetem a meses de tratamento e várias tentativas de fertilização. Há outras que são surpreendidas pela gravidez logo no início. Isso sem falar nos casos de gravidez de múltiplos. Esteja preparada para as duas situações. 

Por mais ansiosa que você esteja para realizar o seu sonho, organize-se para curtir este momento com tranquilidade, nos diversos aspectos. Muita saúde e... Planeje-se!

Maternidade

Compartilhar