Educação Financeira para todos

O número de empreendedoras ganha força no Brasil: segundo Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), 49% dos empreendimentos no País, em fase inicial, são conduzidos por mulheres, segundo dados divulgados em fevereiro de 2016. 

Empreenda

Os motivos são vários: alternativa ao desemprego, realização pessoal, busca por melhor qualidade de vida e necessidade de dedicar mais tempo à família, por exemplo.

No entanto, há algumas dicas a considerar.

Algumas delas são comuns tanto a homens quanto mulheres, como a necessidade de analisar bem seu perfil, escolher bem o ramo de atividade, separar as contas pessoa física e jurídica, além de planejar muito. No entanto, há outras que se enquadram de forma especial às empreendedoras. Veja só:

Organize sua rotina
O fato de você ser dona do seu próprio tempo deve ser analisado com a máxima atenção e planejamento.

Caso contrário, estará assumindo diversos compromissos familiares, tentando conciliar as tarefas e as necessidades dos filhos, deixando de se dedicar a você e aos negócios. Principalmente no início, este olhar atento para sua rotina e sua agenda é fundamental.

Não assuma tudo sozinha
Aprenda a delegar e tenha consciência de que sua casa pode funcionar bem sem você ali, dedicada o tempo todo.

Mesmo que trabalhe em home office, organize-se de forma a não interromper suas atividades profissionais e dedique-se a elas.

Cultive seu espaço
Ainda falando em home office, escolha um lugar da casa para trabalhar com tranquilidade e concentração. Conscientize sua família de que você está trabalhando e não pode ser interrompida.

Invista em você
É natural, como mãe, querer presentear seus filhos, proporcionando a eles tudo o que puder. Cuidado! Invista em você, faça cursos de especialização, estabeleça novos contatos, capriche no seu crescimento.

Dessa forma, além de garantir a abertura de novas frentes de trabalho e impulsionar sua empresa, você se sentirá ativa, estará mais segura de seu mercado e ainda conquistará importantes parcerias.

Pesquise!
Existe hoje uma série de sites de apoio e iniciativas interessantes, voltadas às empreendedoras. Confira: 

Rede Mulher Empreendedora
http://www.redemulherempreendedora.com.br

10.000 mulheres
http://www.10000mulheres.com.br

Empreendedorismo Rosa
http://empreendedorismorosa.com.br

Sebrae
http://www.sebrae.com.br

http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br

Endeavor
https://endeavor.org.br

Para acesso à pesquisa GEM:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/estudos-pesquisas/Pesquisa-GEM:-empreendedorismo-no-Brasil-e-no-mundo,destaque,9

Empreenda

Compartilhar