Educação Financeira para todos

O principal objetivo da planilha de orçamento é lhe mostrar sua real situação financeira, permitindo-lhe que gaste sempre menos do que recebe.

Receitas são ponto de partida!

Pensando nisso, fica claro dizer que você deve começar o controle de suas finanças justamente pelas receitas. Determinar quanto você ganha lhe permite criar um padrão de gastos compatível ao dinheiro que tem disponível.

Receitas definem poder de consumo
Em resumo, são as suas receitas que definem o seu poder de consumo. Entram aqui o seu salário, comissões, rendimento com aplicações financeiras, pagamento recebido de aluguel etc.

Lembre-se de considerar sempre o seu salário líquido, obtido depois dos descontos. Só coloque na sua lista de receitas os valores que você de fato receber.

Combata os impactos no seu orçamento
No caso de estimativas de receita extra, evite gastar por conta, imaginando ter esse dinheiro em caixa em breve. Por algum motivo, esta previsão pode não acontecer, causando um grande impacto no seu orçamento.

Procure identificar e respeitar o seu padrão de vida. Conscientize-se da importância de se organizar financeiramente e cultive o hábito de economizar. Assim, você poderá começar a poupar para realizar sonhos no presente e no futuro!

Receitas são ponto de partida!

Compartilhar