Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

11JUNHO2018 – Mês dos namorados. Que tal, em vez de presentes, vocês traçarem metas juntos e se unirem para aprender como administrar o dinheiro do casal e realizar os seus objetivos? Uma viagem, um passeio diferente, ida ao teatro ou ao tão esperado show da banda preferida. Este pode ser o ponto de partida para vocês falarem mais sobre dinheiro. Prontos para começar?

Vida financeira de um casal: como cuidar bem do orçamento?

É preciso criar o hábito de conversar sobre esse assunto e aprender como organizar a vida financeira do casal. Assim, evita-se o tabu de achar que falar sobre dinheiro acaba sempre em briga.

Exemplo prático para as finanças do casal
Estabelecido o objetivo: viajar para o Nordeste em março/2019, vocês definem uma meta de poupança mensal, respeitando o poder de renda de cada um (ou seja, quanto cada um ganha de salário).

Dessa forma, vocês realizam o sonho juntos, dividem o esforço de juntar dinheiro, e vão ganhando experiência para outras conquistas. Podem buscar aprender sobre investimentos, analisando as opções mais viáveis para cada situação.

Informações compartilhadas, sempre!
Já morando juntos, ou rumo a este objetivo, e criado o hábito cuidar das finanças a dois, evitem delegar decisões. Ambos devem participar, sempre!

Com o passar do tempo e se conhecendo melhor, irão perceber que um dos dois sempre se destaca como mais poupador(a), planejador(a). Percebida essa habilidade, aproveitem! Mas continuem decidindo tudo como um casal.

Casar faz bem às finanças pessoais
Você sabia que casar pode fazer muito bem às finanças pessoais? Isso acontece quando o casal consegue estabelecer uma relação de confiança e parceria quanto ao dinheiro, assim como em tantos outros aspectos da vida.

Pensando juntos, conseguem sentir maior confiança e otimismo para atingir seus objetivos. Podem traçar uma estratégia bem mais eficiente e, ainda, dividir esforços para alcançá-la.

A prática não acontece da noite para o dia. É importante começar, ter consciência das dificuldades, mas, principalmente, vontade de acertar. Afinal, o bom resultado será proveitoso para o casal. Aproveitem!

Links relacionados:

Como falar de dinheiro, sem brigas?
http://financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/planejamento-financeiro-do-casal/financas-para-casais-como-falar-de-dinheiro-sem-brigas

Fidelidade nas finanças
http://financaspraticas.com.br/planejar/fases-da-vida/planejamento-financeiro-do-casal/fidelidade-nas-financas

Vida financeira de um casal: como cuidar bem do orçamento?

Compartilhar