Atualização de privacidade

Lançamos nosso Centro de Privacidade e atualizamos o Aviso de Privacidade. Saiba mais. >

Educação Financeira para todos

O sucesso do planejamento financeiro de uma família depende da participação de todos. Quando todos os membros da família estão cientes das contas e dos objetivos financeiros, fica mais fácil controlar gastos, saber para onde vai o dinheiro e atingir metas.

Reorganizando as finanças

Além disso, a participação de todos no orçamento familiar é importante na falta de um membro da família. Como organizar as finanças em um momento já bastante difícil, se a pessoa não está por dentro do planejamento? 

Coloque suas finanças em ordem
Passados os momentos mais difíceis, é hora de reorganizar as contas. Com a planilha antiga em mãos, é preciso adequar o orçamento à nova realidade da família. Se a ausência for do principal provedor, é importante rever receitas e despesas e, se necessário, cortar gastos.

Atente, também, às contas, vencimentos etc. Se você não era o responsável por isso, é importante preparar uma planilha com todas as contas a pagar, datas e vencimentos, para evitar pagamento de multas e encargos por atraso, além de corte de serviços.

Benefícios (como seguro de vida ou relativos ao trabalho ou aposentadoria da pessoa) devem ser utilizados para despesas emergenciais, principalmente relativas ao início desta nova fase. Certifique-se de que sabe quais benefícios você receberá e por quanto tempo. Caso seja possível abrir mão deste montante na “coluna de receitas”, coloque-o em alguma modalidade de aplicação que lhe garanta liquidez e risco moderado.

Reorganizando as finanças

Compartilhar