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Educação Financeira para todos

Lidar com a perda de um ente querido não é nada fácil. Mais difícil ainda é imaginar que, na nossa ausência, pessoas que amamos terão de lidar com papéis e documentos para colocar em ordem nossas pendências. 

Documentação em dia

Um jeito fácil de amenizar este sofrimento é deixar, sempre, a documentação em ordem. A ideia pode parecer mórbida no início. Mas, se adotarmos uma ótica mais amena, trata-se, simplesmente, de organizar melhor “a papelada”, tarefa que faz, sim, parte de um bom planejamento financeiro. Ficou melhor assim?

Documentos importantes
Diversos serão os papéis necessários para resolver qualquer pendência. Assim, foque em alguns documentos essenciais e reserve um lugar para eles. Comece com o seguinte:

  • Apólices de Seguro
  • Certidões de Casamento e de Nascimento
  • Lista completa de todos os bens

Testamento
Um testamento é um documento que declara o que acontece aos seus bens após sua morte. Além disso, determina quem herda seus bens, quem será tutor de seus filhos e quem será o testamenteiro - aquele que fica encarregado de seus negócios após sua morte.

Sucessão
No caso de ausência do principal provedor da casa, é importante conhecer sua vontade com relação ao destino dos próprios bens. Quando se trata de sucessão, um dos pontos importantes é que não basta alguém se planejar para a própria ausência, é preciso que as pessoas que vão permanecer estejam de acordo com isso e saibam como conduzir esse planejamento.

Mais uma prova da importância da participação de toda a família no planejamento orçamentário. Afinal, no caso de sucessão, é importante que ela reflita a vontade de quem planeja e tenha a aceitação por parte dos herdeiros.

Documentação em dia

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