Educação Financeira para todos

19Junho2017 - De carro, ônibus, avião, navio... Seja qual for o tipo de viagem de férias, o objetivo é sempre o mesmo: relaxar! Para que tudo corra bem e você se divirta, sem pensar em problemas, o caminho é um só: planejamento.

Viagem de férias? Dicas de segurança para uma viagem tranquila

Dicas para quem vai viajar
Confira aqui uma lista de itens de um planejamento de férias e roteiro de viagem a observar, para garantir sua tranquilidade.


Dicas de segurança residencial ao viajar
Morando em casa ou apartamento, opte sempre por avisar algum parente próximo, ou vizinho, sobre sua ausência, deixando telefone de contato.

Dessa forma, caso algum imprevisto aconteça, como um vazamento ou qualquer outro problema do gênero, você será avisado e, o melhor, a questão poderá ser resolvida, mesmo com você distante.

Peça a alguém que recolha sua correspondência e cuide do seu jardim. Use dispositivos de segurança, como alarmes e luzes de acendimento automático. Caso seja assinante, solicite a suspensão temporária de jornais e revistas.

Revisão do carro antes de viajar
O planejamento de viagem de carro é muito importante. Lembre-se de fazer uma revisão no veículo, para evitar problemas e zelar pela sua segurança, e de quem estiver com você.

O que verificar no carro antes de viajar? Observe as condições do seu estepe e leve sempre no porta-malas o macaco, a chave de roda e o triângulo para sinalização. Veja também se o extintor de incêndio está em condições de uso e dentro do prazo de validade.

Confira muito bem a documentação do carro e seus documentos pessoais. Nada de carteira de habilitação vencida!

Arrumando as malas para viagem
Muitas pessoas têm dúvidas de como arrumar mala de viagem: resista ao impulso de levar o mundo dentro da mala. Opte por organizá-la por dia, fazendo algumas combinações de roupas, evitando assim grandes exageros.

As malas de viagem das crianças tendem a ser mais completas, com mais trocas, em função da grande chance de sujarem tudo, bem antes do previsto. No caso de viagem de avião, verifique atentamente as recomendações quanto ao que pode, ou não, ser levado, tanto em voos domésticos quanto internacionais.

Essas informações são disponibilizadas pelas companhias aéreas, aeroportos e, também, no site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil):
http://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/bagagens

Cuidados com a hospedagem
Confira muito bem a reserva efetuada e as condições de pagamento acertadas. Isso evita que, no encerramento da conta (check-out), uma série de tarifas e serviços extras sejam cobrados.

Esclareça todas as suas dúvidas antes de fechar seu pacote de hospedagem.

O que levar na viagem de ônibus?
Fique muito atento à sua bagagem, tanto na rodoviária quanto dentro do ônibus. Verifique, antes da compra, as regras de viagem e, principalmente, os custos envolvidos. Há muitos casos em que o preço da passagem aérea se torna bem mais vantajoso do que de ônibus. Pesquise, pesando prós e contras.

Viagem de avião
Respeite as orientações da companhia aérea, quanto à necessidade de chegar ao aeroporto com antecedência e, se possível, efetue o check-in em casa, via internet. Isso evita filas e diminui a tensão.

Cuidado com documentos
No hotel, opte por guardar documentos e objetos de valor no cofre. Em caso de viagem internacional, evite carregar com você passaporte original e cheques de viagem. Opte pelo cartão de crédito e, em caso de roubo ou perda, comunique prontamente a central de atendimento do banco emissor.

Não revele seus dados pessoais a ninguém. Quando usar o cartão de crédito para pagamento de uma compra, não o perca de vista e tenha cuidado ao digitar sua senha.
Boa viagem!

Para saber mais sobre planejamento de viagens, acesse:
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/etapas-da-vida/turismo

Para dicas de planejamento financeiro, visite a seção:
http://www.financaspraticas.com.br/planejar/etapas-da-vida/turismo

Viagem de férias? Dicas de segurança para uma viagem tranquila

Compartilhar