Educação Financeira para todos

Você precisa juntar dinheiro pra tanta coisa, certo? Garantir seu sustento e de sua família, educação, saúde, planejar o futuro, montar uma reserva de emergência, manter seu carro, sua casa...

Viagem dos sonhos

Mas planejamento significa realizar sonhos, lembra? Pois agora é hora de falar da sua viagem, aquela que você espera há tanto tempo. Que tal começar?

Planejar é preciso
Viajar, relaxar, conhecer lugares diferentes... Mas, para que tudo dê certo e você evite estresse neste momento que deve ser de pura diversão, a dica é mesmo planejar. 

Para os fãs da "mochila nas costas", que preferem sair sem rumo até aonde o dinheiro puder levar, um alerta: é possível, com alguma dose de planejamento, esticar o programa e evitar alguns apuros. Que tal? 

Como você já sabe, o portal Finanças Práticas procura sempre lembrá-lo da necessidade de organizar seus objetivos para concretizá-los da melhor forma. Sendo assim, é hora de estruturar sua viagem para fazer dela um momento inesquecível.

Antecedência
O ponto de partida é, obviamente, para onde você pretende viajar. Feito isso, é hora de pesquisar preços, apurando o maior número possível de informações. O ideal é que você comece a pensar na viagem com certa antecedência.

Tal decisão lhe possibilita tempo hábil para pesquisar preços, visitar agências de turismo, reunir informações sobre o local que gostaria de conhecer e, assim, definir uma estrutura inicial para a sua viagem.

Custos
Depois de pesquisar condições e custos, é hora de olhar muito bem o seu orçamento. Afinal, é recomendável que suas contas estejam em dia, para que possa, então, investir no seu sonho.

Nada de desanimar, caso constate que deverá demorar um pouco para conseguir fechar o seu pacote de viagem, por conta da falta de recursos. Estabeleça metas, organize suas contas e comece a poupar. Sendo firme neste objetivo, terá maior determinação para guardar dinheiro!

Vale lembrar que o planejamento envolve também outros aspectos. Por exemplo: você precisa pensar na documentação necessária. Quer viajar para os Estados Unidos? Tenha em mente a necessidade de tirar passaporte e visto de entrada no país. Este processo é um tanto demorado, por isso você precisa mesmo se organizar o quanto antes.

Isso sem falar que a tarefa de providenciar a documentação envolve custos. Dando um passo de cada vez, seu bolso não sentirá o impacto!

Pensando ainda em suas finanças, no caso de viagem para o exterior, não se esqueça de providenciar um cartão de crédito internacional. A medida garante segurança e praticidade na hora das compras.

Quando viajar?
A melhor época para viajar é fora de temporada, ou seja, distante das férias escolares e dos feriados. Os preços são mais baixos, você pode encontrar promoções e pacotes interessantes e os locais ficam mais tranquilos.

Se você é fã do "agito" e adora viajar para locais badalados na alta estação, prepare seu bolso!

Outro ponto importante: gosta de viajar sozinho? Prefere montar seu próprio roteiro e não depender de ninguém? Fuja das excursões.

Compartilhar