Educação Financeira para todos

Você está preparado para os gastos de fim de ano? Aqui você encontra um passo a passo para proteger seu orçamento financeiro.

Compras de Natal e fim de ano: 10 dicas de orçamento financeiro

Aprenda a organizar as finanças pessoais
Como organizar as finanças pessoais? Atualize sua planilha de gastos, relacionando todas as receitas e despesas. Caso você não tenha o hábito de fazer esse controle, a hora é agora: comece o quanto antes.

Verifique quanto pode gastar
Com o orçamento em ordem, você pode avaliar sua saúde financeira e quanto tem disponível para as compras de fim de ano. Caso esteja com o orçamento apertado, ou com contas em atraso, atenção! Priorize regularizar tudo, aproveitando a renda extra do décimo terceiro salário para isso. Evite comprometer ainda mais seu orçamento.

Elabore e simplifique sua lista para presentes de Natal
É tempo de economizar, proteger seu orçamento financeiro e poupar. Portanto, nada de exageros na hora de presentear as pessoas queridas. Reveja sua lista, encontrando outras maneiras de manifestar seu carinho, como um cartão de Natal, uma visita, telefonema ou mensagem.

Uma alternativa é aderir ao amigo secreto, em vez de presentear a família toda, ou então restringir os presentes, destinando-os somente às crianças.

Evite comprar por impulso
Seja comprando para você, familiares ou amigos, procure cumprir a tarefa com consciência, respeitando seu orçamento e, principalmente, definindo prioridades.

Na hora da compra, faça uso da tradicional (e salvadora!) pergunta: “eu quero ou eu preciso?”

Presente de Natal criativo e barato
Você não precisa prejudicar seu orçamento para manifestar seu afeto às pessoas. Deixe a criatividade falar mais alto e busque formas alternativas de presentear, a um menor custo.

Para garantir looks alegres e bonitos para você nas festas de fim de ano, procure arrumar bem seu guarda-roupa e verificar peças “esquecidas” que podem ser retomadas, com a compra de alguns acessórios ou artigos básicos para composição.

Você pode ainda customizar algumas peças e renovar seu estilo, rumo a 2018. Experimente!

Não compre o presente de última hora
Comprar com pressa nunca é bom! Você corre o risco de enfrentar lojas lotadas e, assim, perde a chance de escolher bem, economizar e negociar.

Também nas compras online, use o tempo a seu favor. Afinal, você corre o risco de não ter a mercadoria entregue na data esperada. Fique de olho!

Pesquise e pechinche para as compras de Natal
O dinheiro é seu, e esticá-lo hoje em dia é uma verdadeira arte. Inspire-se! Definido o que comprar, pesquise preços e pechinche na loja escolhida.

Para as compras na internet, essa tarefa fica mais fácil. Mas lembre-se de verificar a idoneidade da loja online escolhida, para assim evitar dor de cabeça.

Atenção à forma de pagamento das compras
Dinheiro, cheque, cartão, carnê. Verifique se há descontos no pagamento à vista e, em caso de parcelamento, pondere muito bem se as parcelas cabem, de fato, no seu bolso.

Cuidado com a cobrança de juros
Às vezes, a vontade de comprar algo é tão grande, que a pessoa nem se importa de parcelar a perder de vista, pagando uma alta carga de juros por isso.

Tenha calma! Observe muito bem as condições oferecidas e compare o valor sem juros e o valor total a ser pago, se você financiar, com juros.

Certamente será muito mais interessante você juntar dinheiro e comprar o produto depois, em outras condições muito mais favoráveis. Pense bem!

Lembre-se dos gastos do início do ano
A intenção não é estragar a festa, mas sim recomendar cautela. Todo início de ano é a mesma coisa: gastos com IPVA, IPTU, escola dos filhos, compra do material escolar.

Então... que tal se planejar melhor dessa vez? Boas compras, cuidando muito bem do seu orçamento!

Compras de Natal e fim de ano: 10 dicas de orçamento financeiro

Compartilhar