Educação Financeira para todos

O sucesso de um planejamento financeiro inclui, além de contas e apuração de receitas e despesas, uma avaliação de seus hábitos de consumo. Onde está gastando? Como está gastando? Tudo o que coloca na sua cesta de compras é realmente necessário?

Reveja seus hábitos

Questionamentos como esses podem colaborar com as contas e ajudá-lo, também, a adotar o consumo responsável. Atenção às dicas:

  • Você "quer" ou você "precisa"?– antes de comprar algo, questione-se: você realmente precisa do produto ou se trata de um simples capricho, comprando algo para relaxar? Este é o melhor momento para a compra? Reflita sobre suas reais necessidades e procure simplificar. Você precisa mesmo de três pares de sapatos pretos? Evite aquela "olhadinha" na promoção se não for comprar, entre apenas nos estabelecimentos que realmente lhe interessam. Essas são apenas algumas dicas para evitar a compra por impulso nas lojas físicas. Na internet, onde tudo está "a um clique", a tentação também é grande, assim, evite comprar rapidamente e crie o hábito de pensar e avaliar a compra antes de efetuá-la.

  • Reutilize produtos e embalagens– não compre de novo algo que você tem em casa e pode reaproveitar. E mais: use os produtos até o final. Quer muito experimentar o novo shampoo da propaganda que você acabou de comprar? Termine o que está aberto primeiro.
  • Faça sua lista– não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

  • Pesquise preços– para isso, vale fazer uma cotação na internet e visitar virtualmente algumas lojas, onde poderá conhecer melhor o produto, as opções de modelos existentes e as vantagens, antes de chegar à conclusão. E mais: nada de fazer compras com pressa.
  • Compare produtos– antes de adquiri-los, observe atentamente suas características e a finalidade; leia os rótulos com atenção; dê preferência aos que possuem selos de certificação.
  • Diga não à pirataria– compre sempre do comércio legalizado, evite produtos falsos ou contrabandeados. 
  • Valorize a responsabilidade social– não olhe apenas preço e qualidade dos produtos, na hora de comprá-los. Conheça as práticas de responsabilidade social das empresas fabricantes.
  • Fique atento à forma de parcelamento– aprenda a negociar e faça uso dos seus direitos. Se a intenção é mesmo de comprar algo, certifique-se de ter pleiteado, e conseguido, as melhores condições para isso. Em caso de parcelamento, fique atento às reais condições de pagamento!
  • Use o crédito a seu favor– quando você decidir usar uma linha de crédito, verifique se ela corresponde às suas necessidades, avalie os prós e contras e utilize-a com responsabilidade.
  • Exija a nota fiscal– não importa a forma como você paga suas compras: com dinheiro, cheque, cartão de débito ou de crédito. Peça sempre nota fiscal! Dessa forma, você garante seus direitos de consumidor em relação às mercadorias adquiridas e está, além de tudo, contribuindo para a sociedade.
  • Conheça seus direitos– é interessante que o consumidor se informe, primeiramente, sobre seus direitos, antes de qualquer reivindicação. Afinal, o Código de Defesa do Consumidor existe para guiar as relações de consumo, desde que ambas as partes cumpram também com seus deveres. Nestes casos, é importante estar atento quanto à política de troca de mercadoria, por exemplo, seja em loja física ou na internet.
  • Dê sua contribuição– envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.
  • Comece em família– seja o exemplo em casa, levantando a bandeira do consumo responsável. As crianças devem aprender essas lições, na prática, desde cedo.
  • Propague essa ideia!– sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo responsável. 

E lembre-se: não basta apenas saber comprar. Aprenda como e quando parar de consumir, assuma o controle das suas decisões. Este é um dos segredos de um bom planejamento financeiro!

Links úteis:
www.akatu.org.br

Reveja seus hábitos

Compartilhar