Educação Financeira para todos

Apesar de toda a comodidade da compra virtual, é possível controlar o impulso e comprar de forma consciente na rede. Para isso, bastam algumas lições de educação financeira, tais como pesquisar preços e comparar condições oferecidas.

Lições de Educação Financeira

Para combater o consumo por impulso, assim como nas lojas físicas, a dica é fazer aquela tradicional pergunta: Eu quero este produto ou eu preciso realmente dele?

Ao optar pela compra, verifique se as características estão de acordo com sua necessidade e não compre apenas para seguir a moda.

Planeje-se!
Na rua ou nas compras online, o importante é planejar. Ser consciente na hora de consumir evita gastos desnecessários, dores de cabeça e faz muito bem para o seu bolso!

Procure estabelecer um objetivo, algo que você queira realizar no curto, médio ou longo prazo. Isso lhe dará motivação para juntar dinheiro, questionando mais cada decisão de compra, seja pela internet ou não.

Dicas de segurança
Para fechar sua compra com tranquilidade, verifique primeiro as políticas de entrega e devolução. 

Ao pagar suas compras online, muito cuidado para manter protegidos os seus dados financeiros e pessoais.

Antes de fornecer o número de seu cartão de crédito, cheque se o site permite a transmissão segura da informação. Verifique as chaves de segurança, como símbolo do cadeado fechado na barra inferior do site ou no endereço (URL) que começa com https://..

Procure informar o número do cartão somente quando tiver iniciado a transação e não quando receber algum e-mail pedindo que faça o procedimento.

Mantenha um registro de suas transações e revise sempre os extratos do seu cartão. Caso note alguma operação suspeita, comunique imediatamente à administradora.

Lições de Educação Financeira

Compartilhar