Seu assessor financeiro pessoal
Siga o Finanças Práticas
FacebookTwitterYouTube
Compras de fim de ano?

Compras de fim de ano?
Seja um consumidor responsável!

Resista aos gastos por impulso, organize-se na hora de presentear e lembre-se do seu orçamento. Pesquise preços, pondere cada compra e cuide bem do seu bolso! Realize seus sonhos de consumo, mas com planejamento!
Confira:

promo

Assista ao Fórum de Educação Financeira 2014
Assista o webcast do Fórum de Educação Financeira onde foram discutidas as necessidades de educação financeira para pessoas não-bancarizadas ou com limitada bancarização.
Assista ao webcast

Pacote de viagem

Pensando em fechar um pacote para as férias, a pergunta é quase inevitável: adquirir todo o serviço de forma individual ou contratar pacotes fechados em agências especializadas?

A resposta é: depende. É possível se divertir e economizar em ambas as formas. Cabe a cada um avaliar os prós e contras de cada opção, escolhendo aquela que mais combina com o seu estilo de vida.

Fã da liberdade?
Pesquisar o roteiro, avaliar preços, escolher hotéis e passeios, alterar datas e destinos... Essas são as principais vantagens de quem opta por viajar por conta própria, sem a ajuda de um agente de viagens.

Muitas pessoas preferem esta forma de curtir as férias, pois podem fazer tudo exatamente da forma que planejaram, ou, ainda, mudar tudo na hora que bem entenderem.

No entanto, quem opta por esse tipo de passeio deve levar em consideração algumas desvantagens:

  • Hotéis: as acomodações podem ficar mais caras quando não estão vinculadas a um pacote, a não ser que o viajante não se importe em passar as noites em albergues ou hotéis de categorias inferiores;
  • Alimentação: caso o hotel não ofereça refeição, o viajante terá mais este gasto para se preocupar;
  • Transportes: para ir de um lugar a outro, será necessário gastar com os meios de transporte do local. Mesmo para os passeios dentro da cidade, terá de arcar com os custos da condução, a não ser que não se importe de gastar sola de sapato para caminhar longas distâncias.

Hora para tudo...
A certeza de um lugar confortável para dormir, a possibilidade de conhecer todos os pontos turísticos da cidade e contar com a presença de um guia que conhece tudo e tira todas as suas dúvidas, seja lá onde for, estão entre as vantagens de viajar com o respaldo de uma agência.

Além disso, com relação ao custo, por fecharem muitos pacotes e terem bons relacionamentos, agências de viagens podem oferecer bons preços, se você optar por todos os serviços, como passagem, hospedagem, translado (trajeto aeroporto-hotel-aeroporto) e city tour.

No entanto, optar pela facilidade também tem suas desvantagens:

Limites: todos os passeios têm hora para começar e terminar. Não importa se você ficou até tarde numa danceteria na noite anterior. Se quiser sair com o grupo para o city tour, terá que acordar cedo na manhã seguinte, obedecer horários e manter o bom humor!

Roteiro: se você quiser ficar mais em determinado lugar, terá de arcar com os custos extras de sair dali, pois não há flexibilidade. Além disso, corre o risco de perder a atração seguinte, pelo mesmo motivo.

Qual o seu momento?
Conhecidas algumas vantagens e desvantagens, agora é hora de analisar o seu perfil. Em que momento você está?

  1. Quer fazer novas amizades, curtir um passeio em grupo com todas as brincadeiras de uma excursão?
  2. Está tão estressado que não quer nem pensar em agitação, quanto mais em horários?
  3. Não se sente seguro para viajar sozinho?
  4. Quer seguir um grupo sem ter que pensar em hospedagem, programação, transporte e etc.?

Agora é com você. Sozinho ou em grupo, com ou sem agência... faça a escolha que mais lhe agrade e aproveite. Boa viagem!