Seu assessor financeiro pessoal
Siga o Finanças Práticas
FacebookTwitterYouTube
Compras de fim de ano?

Compras de fim de ano?
Seja um consumidor responsável!

Resista aos gastos por impulso, organize-se na hora de presentear e lembre-se do seu orçamento. Pesquise preços, pondere cada compra e cuide bem do seu bolso! Realize seus sonhos de consumo, mas com planejamento!
Confira:

promo

Assista ao Fórum de Educação Financeira 2014
Assista o webcast do Fórum de Educação Financeira onde foram discutidas as necessidades de educação financeira para pessoas não-bancarizadas ou com limitada bancarização.
Assista ao webcast

Como contratar plano de saúde

Quais são os cuidados necessários na contratação de um plano de saúde?

Na planilha de orçamento do brasileiro, uma parcela significativa da receita mensal é destinada aos gastos com saúde.

A dúvida é: quais cuidados devem ser tomados na hora da contratação de um plano de saúde? Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), é importante observar prazos de carência, coberturas, reajustes e contratos.Co nfira as dicas da própria agência para acertar na hora de contratar seu plano:

Operadora
É importante verificar se a operadora está cadastrada na ANS e se o plano escolhido está registrado. Essa consulta pode ser feita pelo telefone (0800 701 9656) ou pela internet (www.ans.gov.br).

Plano: observe se o plano escolhido atende às suas necessidades. Para isso, é importante saber a diferença entre eles:

  • plano referência - garante assistência ambulatorial, hospitalar e obstétrica no âmbito do território brasileiro, com padrão de acomodação enfermaria;
  • plano ambulatorial - Inclui os atendimentos de consultas, em número ilimitado, e os procedimentos diagnósticos e terapêuticos para os quais não seja necessária a internação hospitalar;
  • plano hospitalar sem obstetrícia - inclui os atendimentos e procedimentos realizados durante a internação hospitalar, exceto obstetrícia. Este plano não tem cobertura ambulatorial;
  • plano hospitalar com obstetrícia - além do que está incluído no plano sem obstetrícia, o plano com obstetrícia inclui os procedimentos relacionados ao parto;
  • plano odontológico - inclui os procedimentos odontológicos realizados em consultório.

De acordo com a ANS, é possível fazer combinações entre os diferentes planos, tornando a escolha mais adequada e vantajosa de acordo com a necessidade do cliente.

Cobertura
Avalie se você precisa de um plano que atenda apenas em seu município ou que tenha abrangência nacional ou, até, internacional. Além disso, verifique se a rede credenciada da operadora escolhida atende às suas necessidades.

Prazos de carência
Carência é o período em que o consumidor não tem direito a algumas coberturas. Os prazos máximos de carência são:

  • 24 horas para urgência e emergência;
  • 300 dias para parto;
  • 24 meses para lesões e doenças preexistentes;
  • 180 dias para quaisquer outros casos.

Preços
Variam de acordo com a idade, a cobertura, a rede credenciada e abrangência geográfica.

Contrato
Leia com atenção o contrato e verifique, além de todos os pontos já citados, a política de reajuste de preços. Segundo a ANS, além dos aumentos por mudança de faixa etária, haverá, anualmente, um reajuste no valor da mensalidade devido por conta das variações dos custos assistenciais da operadora.